Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Cosanpa recebe visita técnica do BID para monitoria em obras de saneamento

Com aporte financeiro do Banco e do governo do Estado, Companhia executa projetos em Belém, Ananindeua e Marituba

Por Marcelo Leite (COSANPA)
17/10/2025 15h55

Uma reunião realizada nesta sexta-feira (17) encerrou o encontro de representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para apresentação da evolução do Prodesan Pará, projeto executado pela Cosanpa para modernização e ampliação de sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Belém, Ananindeua e Marituba. 

Iniciado na segunda-feira (13), o encontro possibilitou a visitação das obras em andamento e o detalhamento do trabalho realizado pela Cosanpa para execução dos projetos e atendimento às diretrizes contratuais com o BID que, juntamente com o governo do Pará, é financiador do Prodesan Pará.

“Com o Prodesan, temos grandes obras para executar pela frente para melhorar a qualidade de vida da população, por meio do saneamento. Essa parceria e esse acompanhamento do BID, como instituição financiadora, é muito importante, principalmente quando ela é feita in loco, porque podemos apresentar a dimensão das melhorias e os desafios logísticos que surgem em grandes obras como essas, quando realizadas na Amazônia”, disse o presidente da Cosanpa, coronel Dilson Junior.
  
Atualmente, o Prodesan Pará tem 16 obras contratadas para fortalecimento dos sistemas de abastecimento de água em Belém, Ananindeua e Marituba, entre elas a construção de novos reservatórios, elevatórias e modernização de equipamentos, garantindo as melhorias necessárias para a distribuição de água potável para mais de um milhão de pessoas em Belém e Ananindeua. 

Uma nova reunião entre Cosanpa e BID já está marcada para o final deste mês, em Brasília, e terá a participação de representantes do governo federal. “Nós já estivemos em Brasília neste ano, onde firmamos acordos que já estão em andamento e outros encaminhados. Agora, vamos levar uma nova apresentação mostrando o que estamos executando e planejando para o primeiro semestre de 2026, e as observações feitas pelo BID, porque ainda temos importantes etapas para cumprir e obras para contratar e executar”, complementou Tatiana Costa, coordenadora do Prodesan Pará na Cosanpa.