Famílias de Ourém recebem benefício habitacional Sua Casa, que garante moradia digna para quem mais precisa
Desde que foi criado em 2019, o programa Sua Casa já beneficiou mais de 11.600 famílias na Região de Integração do Rio Capim

Nesta sexta-feira (17), o governador Helder Barbalho entregou cheques do Programa Habitacional "Sua Casa" para 150 famílias de Ourém, na Região de Integração do Rio Capim. A ação ocorreu durante agenda de trabalho na região, onde o chefe do Executivo entregou obras e serviços à população.
“Hoje estamos com grande alegria aqui em Ourém, entregando a ampliação e urbanização da orla do município, deixando esse ambiente melhor, mais bonito, o que fortalece a economia, o comércio, o lazer e o turismo na cidade, que garante a organização e o crescimento do município, dentre outras obras. Também estamos assinando ordem de serviço de grande complexo esportivo, distribuindo benefícios do programa habitacional Sua Casa, da Cohab, também estamos vistoriando creches, do Programa Creches por todo o Pará, garantindo reforma e recuperação de escolas, já projetando estradas, pontes de concreto para que consigamos trabalhar em parceria com o município, para que Ourém possa ser cada vez melhor”, pontuou o governador.

Gerenciado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), o programa habitacional "Sua Casa" auxilia famílias em vulnerabilidade social na construção, reconstrução e adaptações de residências, por meio da concessão de benefícios para aquisição de materiais de construção e pagamento da mão de obra. O valor do benefício pode chegar a R$ 21 mil.
A agenda de trabalho contou com a participação do diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro. “É o Sua Casa, um dos maiores programas habitacionais do Brasil, que vai a todas as regiões de integração do Pará. Desta vez está em Ourém, garantindo a quem mais precisa acesso à moradia digna por meio do governador Helder e da nossa vice-governadora Hana, que trabalham por todo o Pará”, pontuou Pioneiro.
A lavradora Maria Campos Nascimento conta que vive em uma casa sem nenhuma condição de habitabilidade e que o cheque chegou em boa hora. “Minha casa está muito ruim, vivo pisando na 'terra', porque nem piso tem, e agora recebi essa benção e vou poder realizar o sonho de ajeitar minha casa”, disse.

Ronilce de Fátima Cardoso, ajudante de serviços gerais, também conta que é muito grata pois por meio do benefício vai poder dar uma moradia digna para sua família. “Como mãe solo, estou muito grata ao governador por ele dar um lar para minhas filhas, porque moro de favor na casa da mãe e agora vou realizar um sonho, que já planejava desde 2019, minha felicidade é muito grande. É muito importante esse programa pois muita gente não tem como construir uma casa, aliás não tem nem como começar a obra”, pontuou.
A dona de casa Rosa Batista Rodrigues também tinha o sonho de melhorar a habitação dela. “Tem cinco anos que minha casa caiu, e morava de favor na cada dos outros. Eu me cadastrei no Cras e fui chamada para receber esse benefício. Ainda estou até agora sem acreditar que recebi esse benefício, vou poder construir minha casinha e morar lá, receber meus amigos”, disse.
O Sua Casa atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza e vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos, estabelecidos em lei e avaliados pela Cohab.