Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Programa Jovens Embaixadores inscreve estudantes da rede pública

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/08/2015 16h36

As inscrições para a 14ª edição dos Jovens Embaixadores, intercâmbio estudantil de três semanas nos Estados Unidos, seguem até o próximo dia 9. O programa é voltado para jovens de 15 a 18 anos, da rede pública de ensino, que são exemplos na comunidade por meio da liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglês. A iniciativa é financiada pelo Governo dos Estados Unidos e tem o apoio de parceiros dos setores público e privado.

Para participar do programa os alunos devem inscrever-se no Facebook, na página https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores. Se o estudante for aprovado na primeira fase de seleção, deve identificar a instituição parceira mais próxima de casa e encaminhar o questionário preliminar devidamente preenchido juntamente com a documentação solicitada.

O aluno deve ter nacionalidade brasileira, entre 15 e 18 anos, pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior e jamais ter viajado para os Estados Unidos. É preciso ainda ter boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno do ensino médio na rede pública, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar e perfil de liderança e iniciativa, além de ser comunicativo, ter boa relação em casa, na escola e na comunidade e estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social ou voluntariado.

O programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 417 jovens brasileiros da rede pública já participaram da iniciativa. Os parceiros são o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), secretarias estaduais de educação, rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e as empresas Fedex, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.