Polícia Militar do Pará inicia primeiro Curso de Negociação Policial
Com carga horária de 140 horas-aula, o curso é voltado exclusivamente para oficiais da corporação, reunindo alunos de diferentes comandos e unidades especializadas

Nesta terça-feira (14), a Polícia Militar do Pará deu início ao I Curso de Negociação Policial (CNP), o primeiro realizado pela corporação. A capacitação representa um marco histórico na formação técnica da PMPA, com foco em preparar oficiais para atuar em situações de crise e eventos críticos, priorizando a negociação como primeira alternativa tática.
Com carga horária de 140 horas-aula, o curso é voltado exclusivamente para oficiais da corporação, reunindo oito alunos de diferentes comandos e unidades especializadas.
Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Ariel Sampaio, destacou a importância dos investimentos contínuos em qualificação dos agentes de segurança pública. “O governo do Pará tem investido de forma consistente na capacitação da nossa tropa, e os resultados já podem ser vistos na redução dos índices de criminalidade. Esse olhar atento à formação dos nossos policiais é fundamental para fortalecer a atuação da corporação. Com certeza, este curso contribuirá para que estejamos ainda mais preparados para administrar eventuais crises que possam ocorrer em todo o Estado”, assegurou.
Para o primeiro-tenente Kepler, aluno da turma, a expectativa é de que a formação seja altamente técnica e exigente. “É um curso que exige muito do intelecto e do preparo mental dos alunos, já que a atividade de negociador é extremamente complexa. A ideia é fortalecer o psicológico e a resistência mental do policial para atender ocorrências de crise. Esperamos que todos estejam preparados para atuar em demandas futuras, especialmente durante a COP30, quando o Brasil e o mundo estarão voltados para o Pará”, destacou.

Para o Major Alexsandro Fonseca, chefe da 3ª Seção do Estado-Maior Geral da corporação e um dos coordenadores do curso, o início da formação marca um avanço estratégico na atuação da Polícia Militar.
“A negociação policial é a primeira alternativa tática diante de eventos críticos, antes do uso de atiradores de precisão ou equipes de assalto tático. Esses eventos são ocorrências complexas que fogem à rotina do policiamento. O curso é um marco histórico. Após o curso de gerenciamento de crises realizado no ano passado, este curso consolida o preparo da tropa para atuar com técnica e equilíbrio”, explicou o oficial.
Os participantes passaram por um rigoroso processo seletivo, com avaliações psicológicas que visaram identificar o perfil mais adequado para a função de negociador. A expectativa é que, com o curso, a Polícia Militar do Pará fortaleça sua capacidade de resposta e amplie o uso da negociação como instrumento de preservação da vida e da ordem pública.
O conteúdo programático da formação inclui disciplinas que abordam desde aspectos psicológicos até técnicas de comunicação e gerenciamento de crises, entre elas estão: noções de Direitos Humanos aplicados à negociação; comunicação e oratória; noções de Programação Neurolinguística (PNL); abordagem a tentante suicida; atuação policial em grandes eventos; gerenciamento de crises e introdução à negociação policial; negociação em crise com multidões; psicologia aplicada à negociação policial; técnica de negociação policial; negociação técnica e tática; simulações de eventos críticos.
