Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Artistas abrem diálogo com o público sobre os trabalhos em exposição na mostra “Experientia”

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/08/2015 15h22

Nesta quinta-feira, 6, às 19h, os artistas Ruma de Albuquerque, Emanuel Franco e Geraldo Teixeira se reúnem no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (sala Gratuliano Bibas), para um diálogo com o público sobre os seus trabalhos que estão em exposição na mostra “Experientia”, desde o dia 7 de julho. A iniciativa é do Governo do Pará, por meia da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O diálogo com os artistas será mediado pelo diretor da casa das Onze janelas, Armando Queiroz. “É um encontro muito esperado pela Casa, porque dá prosseguimento ao que desejamos: abrir o diálogo com o público, e nos permite refletir sobre o que está sendo produzido”, diz o diretor.

Segundo Armando, os artistas vão falar sobre as suas trajetórias e o que os levou aos seus recentes trabalhos que estão reunidos na mostra “Experientia”. Ruma de Albuquerque traz a exposição “Boca de Cena”, inspirada no Pano de Boca e no movimento das volutas do Theatro da Paz. “As pinturas versam sobre o contato com as águas, me inspirei na voluta do Theatro da Paz para representar a minha água”, explica o artista.

Geraldo Teixeira apresenta um trabalho inédito, são 6 telas bidimensionais com o tema “cidade”. “As roupas, a azulejaria, tecidos, tudo o que vejo pelas ruas eu fotografo e vou para meu ateliê reproduzir estes elementos. Como a cidade é um elemento muito forte, sempre faço a relação com o urbano”, diz Geraldo. 

Já Emanuel Franco traz a sequência inédita de sua série “Trajetos da poeira”, resultado do mapeamento feito por Emanuel em estradas e rodovias. A exposição se baseia na produção feita na lona surrada de caminhão. “São 12 obras dimensionais, me apropriei do desgaste que o tempo faz nestas lonas, para fazer as minhas composições. Quero que a pessoa perceba a trajetória da lona, vejam as marcas das estradas, os tons da poeira nos objetos expostos”, explica Franco. 

Até o momento, a mostra “Experientia” recebeu 297 visitantes. Os artistas esperam um grande público para este diálogo. A visitação segue até o dia 16 de agosto.

Serviço: Diálogo com os artistas Ruma de Albuquerque, Emanuel Franco e Geraldo Teixeira, sobre a mostra “Experientia”, dia 6 de agosto, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Endereço: Praça Frei Caetano Brandão, s/n - Cidade Velha. Informações: (91) 4009-8821/8825.