Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
English Version

Detranzinho celebra dois anos de ensino e conscientização a crianças e adolescentes

Aproximadamente 3.500 estudantes já forma alcançados pelo projeto 

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
12/10/2025 09h57

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) celebra os dois anos de atividades pedagógicas do projeto Detranzinho. Entregue à população em 11 de outubro de 2023, o espaço foi criado com o intuito de promover a educação para o trânsito entre crianças e adolescentes, estimulando valores como respeito, responsabilidade, ética e cidadania. Por meio de atividades lúdicas e práticas, o projeto busca despertar desde cedo a consciência sobre o comportamento seguro no trânsito, preparando os futuros cidadãos para atuarem de forma responsável como condutores, pedestres e ciclistas.

O Detranzinho vem se firmando como uma referência em educação viária para crianças e adolescentes, destacando-se como um projeto que utiliza as escolas como parceiras estratégicas de conscientização. "A iniciativa se sobressai por tratar o tema de forma envolvente, didática e de fácil aprendizado. A criança tem o dom de compreender e absorver esse conhecimento pra levar pra vida toda. Quando ensinada, ela cresce consciente pra se tornar um adulto responsável nas vias. Estamos investindo agora para termos no futuro um trânsito mais humano e seguro", destaca a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

No espaço, são utilizadas diversas metodologias, como palestras, vídeos educativos, atividades lúdicas de pintura, brincadeiras práticas sobre o trânsito, apresentações de fantoches, visitas ao Sentinela (Central de Videomonitoramento ) e atividades no minicircuito. Todas as atividades são monitoradas pela equipe de Educação para o Trânsito, que ensina e aplica os conteúdos de forma pedagógica. O espaço conta com três salas de aprendizado, estruturadas de acordo com a faixa etária, garantindo que cada participante aprenda de forma adequada à idade.

Nestes dois anos de atuação, o programa Detranzinho atendeu aproximadamente 3.500 crianças e adolescentes de 66 escolas públicas e privadas, reafirmando o compromisso do Detran com a educação para o trânsito. Dentre os atendidos, 75 crianças atípicas. Além disso, 13 instituições não escolares também participaram das atividades, ampliando o alcance do programa e promovendo conscientização sobre segurança no trânsito em diferentes contextos.

A aluna Kayla Pinheiro, 10 anos, que deseja ser advogada ou policial, ressalta a importância de conhecer as leis de trânsito. Para ela, o projeto é fundamental para o ensinamento de futuros profissionais. “Eu aprendi sobre os veículos, até os que foram roubados, porque dá para rastrear pela placa e até pelos acessórios da pessoa, como o capacete. É mais seguro aprender agora do que correr risco no trânsito”, comentou Kayla.

As escolas e instituições sociais que desejarem participar do Detranzinho podem solicitar agenda pelo e-mail [email protected].

Texto de Anna Kelly Saraiva / Ascom Detran