Solenidade marca os 14 anos do Batalhão Ambiental da PM
O Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar comemorou 14 anos de atividades nesta quarta-feira, 5. Uma solenidade marcou a data e contou com a presença de autoridades do governo do Estado, oficiais e praças da PMPA e do público em geral.
Participaram do evento o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), general Jeannot Jansen; o comandante geral da PMPA, coronel Roberto Campos; o chefe da Casa Militar, tenente coronel Cesar Melo; além dos secretários de Estado de Comunicação, Daniel Nardin; e de Meio Ambiente, Luiz Fernandes Rocha. Atualmente, o BPA é comandado pelo tenente coronel Mauro Barbas.
"Uma unidade de grande importância para a corporação, o BPA merece nossos aplausos pela dedicação de seus homens e a luta que tem pela preservação", disse o secretário Jeannot Jansen. "O trabalho dedicado ao meio ambiente e todo o esforço para preservar nossa fauna e flora são dignos de muita festa para este Batalhão", afirmou o comandante geral da PM, coronel Roberto Campos.
O BPA tem um histórico expressivo de combate a crimes que envolvem maus tratos a animais, preservação da fauna regional, proteção da flora, combate a desmatamentos em todo o Estado. O órgão também participa ativamente de operações diversas em parceria com as secretarias municipal e estadual de Meio Ambiente, Delegacia Especializada da Polícia Civil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal e Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Na programação festiva, o BPA homenageou diversos de seus integrantes com a "Láurea do Mérito Pessoal" e as medalhas de bons serviços prestados à corporação de 10, 20 e 30 anos de atividades. Na ocasião, também foram feitos os destaques aos sete policiais militares do Batalhão que ingressaram recentemente na inatividade, após encerrada as carreiras policiais da ativa. Também foram homenageados os parceiros e colaboradores do trabalho do BPA. Eles receberam o "Diploma de Amigo do Batalhão".