Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO
English Version

Nos 50 anos do Sistema Nacional de Emprego, servidora paraense recebe homenagem em Brasília

A servidora, que ingressou no Sine ainda em 1970, recebeu a homenagem com emoção e gratidão, sendo agraciada com uma medalha do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em reconhecimento ao seu trabalho.

Por Luana Taveira (SEASTER)
09/10/2025 15h11

Em cerimônia alusiva aos 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), realizada nesta quarta-feira (8), em Brasília, a servidora Maria da Conceição Vale de Souza, do Sine Pará, foi homenageada como a colaboradora com mais tempo de atuação no sistema. O evento, presidido pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reuniu gestores, técnicos e servidores de diversos Estados brasileiros.

Durante a solenidade, o ministro destacou a importância histórica do Sine como política pública voltada à empregabilidade e à proteção social. Segundo ele, o sistema desempenha um papel fundamental na promoção do trabalho digno e no suporte a milhões de brasileiros em busca de oportunidades.

“O Sine completa 50 anos, mas ainda temos muito a aperfeiçoar, especialmente na modernização das ferramentas, com o objetivo de oferecer mais facilidade e eficiência”, ressaltou Marinho.

A servidora Maria da Conceição Vale de Souza, que ingressou no Sine ainda em 1970, recebeu a homenagem com emoção e gratidão, sendo agraciada com uma medalha do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em reconhecimento ao seu trabalho.

“O mais gratificante no nosso trabalho e aqui não falo apenas por mim, com 48 anos de atuação no Sine, é ver um trabalhador que nos procura, muitas vezes já desempregado há algum tempo, saindo de casa sem poder deixar um leite ou um café da manhã para a família, em busca de oferecer sua força de trabalho em troca de um salário digno. Quando conseguimos encaminhar esse trabalhador e o resultado é positivo, quando ele conquista a sua vaga, é uma satisfação imensa para nós, servidores do Estado”, disse Maria da Conceição.

Coordenada pelo MTE, a rede Sine atua em parceria com Estados e municípios, que recebem recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para oferecer serviços à população. Atualmente, a rede conta com cerca de 1.500 agências em todo o País, disponibilizando intermediação de mão de obra, encaminhamento ao seguro-desemprego, orientação profissional e programas de qualificação. Esses serviços também estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital.

“O Sine Pará, gerenciado pelo governo do Estado, por meio da Seaster, atua sempre em busca de mais melhorias na prestação de serviços, com investimentos e realização de ações efetivas por todo o Pará, como por exemplo, com os 'feirões' de emprego. O reconhecimento da atuação de uma servidora é de extrema alegria e mostra que estamos no caminho certo, o de promover a inserção da nossa população ao mercado de trabalho”, ressaltou Inocêncio Gasparim, titular da Seaster. 

Criado em 1975, o Sine atua na intermediação entre trabalhadores e empregadores, oferecendo serviços como qualificação profissional e seguro-desemprego. Ao longo de cinco décadas, o sistema tem contribuído para a geração de empregos e fortalecimento da cidadania em todo o País, consolidando-se como uma política pública de grande impacto social.

*Colaboração de Matheus Gomes - Ascom/Seaster