Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE E MEIO AMBIENTE
English Version

Belém recebe mostra de cinema 'Amazônia, Memórias para o Futuro', no Cine Líbero Luxardo

A programação visa alertar sobre a urgência das questões climáticas e abordar o momento atual do planeta, em preparação aos debates da COP30

Por Aycha Nunes (FCP)
06/10/2025 16h58

O Cine Líbero Luxardo, em Belém, recebe de 16 a 22 de outubro a mostra de cinema: “Amazônia, Memórias para o Futuro”. Com ênfase na preservação ambiental,  a mostra visa antecipar os debates da COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada em novembro na capital paraense. A proposta da programação é alertar sobre a urgência das questões climáticas e abordar o momento crítico que o planeta vive, por meio da arte, notadamente o cinema. A entrada é gratuita. Confira a programação completa aqui

Sukande Kasáká | Terra Doente (2025) também está na mostra

O maior destaque da exibição de longas é a obra do cineasta britânico Adrian Cowell (1934-2011), que dedicou 50 anos de sua carreira à documentação audiovisual da Amazônia brasileira. Entre seus trabalhos, será exibida a série documental “A Década da Destruição", produzida ao longo de dez anos (1980–1990), que aborda o avanço do desmatamento e os conflitos sociais e ambientais na região.

Adrian Cowell registrou, entre outras situações emblemáticas, queimadas e desmatamento acelerados, impactos de grandes projetos de infraestrutura, contato com povos indígenas isolados, violência fundiária na Amazônia e a resistência das populações locais diante da devastação, incluindo a luta do seringueiro Chico Mendes pela preservação da floresta e criação das primeiras reservas extrativistas.

A Febre da Mata, filme de 2022

Audiovisual indígena - Complementando esse propósito, a mostra também exibirá produções recentes de cineastas e coletivos audiovisuais indígenas, que oferecem novas perspectivas sobre a Amazônia. Além das exibições, a programação inclui debates com cineastas, lideranças indígenas, ambientalistas e pesquisadores, promovendo o diálogo e a reflexão crítica.

A mostra é uma realização da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com patrocínio da Fiotec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde), e curadoria da Makunaima Produção Audiovisual e do Museu Paraense Emilio Goeldi. Conta com apoio institucional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além do apoio da Estação Net de Cinemae e do Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP).

Serviço: “Mostra Amazônia, Memórias para o Futuro”. Período: 16 a 22 de outubro, no Cine Líbero Luxardo , na sede da Fundação Cultural do Pará - Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, bairro Nazaré. Entrada gratuita.