Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Secretaria de Segurança Pública apresenta as ações de segurança para Operação 'Círio 2025'

Mais de 12 mil agentes das forças de segurança estadual, municipal e federal vão atuar de forma integrada nas ações ostensivas e preventivas na quadra nazarena

Por Walena Lopes (SEGUP)
06/10/2025 11h14
Secretário de segurança pública, Ualame Machado: "Tudo foi planejado com meses de antecedência para maior segurança"

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social  (Segup), em parceria com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública (Sieds), apresenta as ações de segurança, logística e atendimento, desenvolvidas através da  “Operação Círio 2025”. Este ano mais de 12 mil agentes públicos estarão reunidos, para garantir maior segurança aos turistas e romeiros que acompanham a maior manifestação religiosa do país, o Círio de Nazaré. 

A Operação “Círio 2025” visa garantir maior segurança e tranquilidade aos paraenses e turistas que acompanham nas ruas as programações e procissões que envolvem o Círio de Nazaré. A operação é uma das maiores realizada pelo Sistema de Segurança. Este ano, ela mobiliza 12.240 agentes de segurança da esfera estadual, municipal e federal, além de 892 viaturas. As ações iniciam, nesta terça-feira (6) e seguem até o dia 29 de outubro. 

“Essa é uma das maiores operações da segurança pública, que integra um conjunto de ações com os órgãos federais e municipais, assim como com órgãos de saúde e assistência para que todos os romeiros, turistas e a população de Belém, possam aproveitar esse momento de fé e de festividade do paraense. São mais de 12 mil agentes atuando nesse período da quadra Nazarena e principalmente, nas principais procissões que envolvem a festividade de Nazaré. Tudo foi planejado com meses de antecedência para que todos possam aproveitar com segurança as romarias, os eventos e toda a programação do Círio”, ressaltou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.  

Segup tem os serviços do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), de onde é possível monitorar locais estratégicos

Eventos e procissões 

No total, 28 eventos entre religiosos,  artísticos e culturais estão programados para acontecer este ano, durante a quadra nazarena. Entre eles, 14 procissões, 9 missas relacionadas ao Círio, e ainda, 5 eventos artísticos culturais, a exemplo da  Festa da Chiquita, o arrastão do Arraial do Pavulagem, Encontro de Tambores e o Auto do Círio.

As equipes de segurança também vão estar presentes na ação de auxílio aos “Peregrinos de Nazaré”, em apoio à  Diretoria da Festa. Neste momentos, haverá a presença das forças de segurança tanto na rodovia BR-316 quanto na Alça Viária, prestando assistência, segurança e logística aos fieis que chegam à capital, Belém, caminhando ou por bicicleta até a Basílica de Nazaré.

A ação contará com 28 postos de apoio, onde será fornecido alimentação, hidratação, assistência médica, e em alguns pontos, serão oferecidas hospedagens aos romeiros. “Desde esta segunda-feira, 6, as nossas equipes estarão a postos nos pontos de apoio para os Peregrinos de Nazaré, auxiliando e fazendo a  segurança daqueles que vem pagando a sua promessa, caminhando pelas PAs, BR-316 e Alça Viária. Os peregrinos vão poder contar com o apoio da segurança pública que vai atuar até o dia 11 de outubro nesse locais para que eles possam fazer esse trajeto com mais segurança”, disse o titular da Segup. 

Coordenador de operações do Detran, Ivan Feitosa, também estará à frente dos trabalhos junto a demais órgãos parceiros

Ações de segurança e monitoramento 

As ações de segurança e logística  coordenadas pela Segup estarão realizando o policiamento ostensivo e preventivo, tanto nas ruas onde acontece o traslado das principais procissões, bem como, no entorno onde ocorre uma maior concentração de pessoas. As equipes também estarão fazendo o patrulhamento fluvial e aéreo, por meio dos agentes do Grupamento Fluvial e Aéreo de Segurança Pública. 

Os agentes de segurança também estarão distribuídos nos pontos de observação, ao longo dos traslados, assim como, junto às equipes de monitoramento de uso de tornozeleiras eletrônicas, na busca e captura de foragidos da Justiça. 

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) da segurança pública, será instalado na Travessa Quintino Bocaiúva, no “Largo do Redondo”, com intuito de monitorar as principais procissões do Círio. As equipes integradas estarão acompanhando a movimentação dos romeiros, em tempo real, através das câmeras de videomonitoramento.

Este ano,  além de realizar o atendimento ao público e fazer os registros de ocorrências, os objetos e documentos perdidos e extraviados também podem ser levados até o CICC Móvel para que sejam encaminhados à Diretoria de Polícia Metropolitana, Bloco C, 2º andar, localizada no prédio da Delegacia Geral de Polícia Civil, na avenida Governador Magalhães Barata, de segunda-feira a sexta a partir das 8h. 

No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na sede da Segup, na Av. Almirante Barrosos, as equipes também estarão reunidas, acompanhando as mais de 60 câmeras instaladas no percurso das principais procissões. O objetivo é reunir e integrar as forças de segurança, e os demais órgãos parceiros, a fim de dar maior celeridade em eventuais ocorrências, visando a segurança de todos. 

O Corpo de Bombeiro Militar, também estará com sua unidade móvel de atendimento, que ficará próxima ao Teatro da Paz, na Praça da República. As equipes estarão prestando serviço de atendimento de urgência e emergência, apoio as crianças perdidas e no atendimento geral à população. 

Círio Fluvial e Ponto de Extração

Durante o Círio Fluvial, as equipes de segurança também estarão presentes, em apoio à Marinha do Brasil, realizando o patrulhamento e fiscalizando as embarcações para que as tripulações sigam o fluxo da romaria com tranquilidade. O percurso fluvial contará, mais uma vez, com pontos de extração para auxiliar as embarcações, em caso de emergências ou eventualidades, que venham a ocorrer durante o traslado. Os pontos contam ainda com ambulância e atendimento de urgência e emergência, para casos em que seja necessário o deslocamento até o hospital.

Controle e fiscalização na  Moto Romaria 

As equipes de segurança também estarão presentes para a fiscalização e triagem das motos que participam do cortejo na manhã de sábado (11). As equipes da Polícia Civil e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) farão a fiscalização quanto aos equipamentos de segurança obrigatórios e a triagem das motocicletas que participarão da procissão. O pórtico da segurança pública estará localizado no início da Av. Marechal Hermes com a Av. Visconde de Souza Franco, onde acontecerá a concentração dos romeiros.   

Pontos fixos de segurança 

Serão instalados também 20 pontos de observação no percurso das principais romarias; ao longo das avenidas por onde percorrem as procissão da Trasladação e do Círio. Nos pontos, vão estar agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar observando a movimentação e atendendo à emergências e ocorrências em benefício da população. 

Pontos de bloqueio 

Esse ano, mais de 60 pontos de bloqueio estão sendo fiscalizados, especialmente, nas vias do traslado das principais procissões. Porém, no sábado (11), após a passagem da Moto Romaria, as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant estarão abertas para que as pessoas possam cruzar a Avenida Nazaré,  com os veículos, assim como as ruas Gaspar Viana e Oswaldo Cruz para cruzar a Av. Presidente Vargas, por fim a rua Gama Abreu que dará acesso à Av. Serzedelo Correa. As vias estarão abertas até o início da Trasladação.

Os pontos de bloqueios das vias contarão ainda com o apoio dos agentes municipais de Marituba e Ananindeua, além da Secretária de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e os demais órgãos de segurança estaduais. 

Integração 

A operação reunirá agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, Secretaria de Saúde do Estado (Sesp), além de órgãos parceiros, das esferas municipal e federal.