Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Eventos movimentam o setor de cacau e chocolate do Pará neste segundo semestre

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/08/2015 14h09

O segundo semestre começa com uma série de eventos programados para a promoção do cacau e do chocolate paraense. Na segunda-feira, 10, está programada a abertura da XIV Festa do Cacau do Estado do Pará e VI Cacaufest na cidade de Medicilândia. Na terça-feira, 11, às 19 horas, no Espaço São José Liberto, ocorre o coquetel de lançamento do 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará 2015, que serão realizados simultaneamente no mês de setembro, em Belém.

“A realização destes eventos tem por objetivo dar ainda mais visibilidade, tanto no mercado nacional quanto no internacional, da produção paraense de cacau e chocolate de forma a atrair novos compradores e mais investidores para o Estado”, afirma o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes.

Em Medicilândia, os eventos estão sendo realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) em parceria com a Prefeitura Municipal e têm um caráter mais técnico e científico. A XIV Festa do Cacau do Estado do Pará e VI Cacaufest vão até o 16 de agosto, tendo como tema central  “Gestão Eficiente da Cadeia Produtiva do Cacau: Da propriedade ao mercado internacional”, com a participação de palestrantes vindos de diversos estados, apoiados pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Em 2011, o Governo do Pará definiu a cacauicultura como um dos segmentos prioritários da política agrícola estadual, e elaborou, em parceria com a Ceplac, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Cacau. A execução do referido programa é apoiada pelo Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau), constituído, principalmente, por recursos oriundos da comercialização do fruto. São recolhidas para o fundo 30 Unidades Padrão Fiscal (UPF-PA) por tonelada de amêndoa comercializada pelos produtores paraenses. O Funcacau é gerido por um conselho gestor presidido pelo titular da Sedap.

O fundo tem possibilitado o desenvolvimento de ações fundamentais para a expansão, modernização e consolidação da cacauicultura no Estado do Pará. Investimentos na produção e distribuição de sementes híbridas de cacau, tem-se constituído no principal item de fomento, de modo a propiciar a expansão da área cultivada. Mais recentemente, ênfase especial vem sendo dada à melhoria da qualidade das amêndoas e à verticalização da produção, especialmente no nicho de chocolates premium.

O Estado do Pará, segundo produtor nacional de cacau, possui, atualmente, uma área plantada de cerca de 150 mil hectares, cultivada por mais de 18 mil produtores. As lavouras são exploradas basicamente por pequenos produtores, estabelecidos predominantemente em solos de média a alta fertilidade, destacando-se como uma das mais competitivas do mundo.