Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fapespa lança estudos inéditos para o planejamento de políticas públicas no Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/08/2015 18h44

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) lançou os estudos inéditos “Anuário Estatístico do Pará 2015” e o “Índice Fapespa de Desenvolvimento Municipal – IDM/FAPESPA”. O evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), nesta sexta-feira, 7, reuniu cerca de 100 participantes. A mesa de abertura contou com o presidente da Fapespa, Eduardo Costa; o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza; e o presidente do TCE/PA, Luis da Cunha Teixeira.

Eduardo Costa apresentou, inicialmente, as publicações lançadas ao longo deste ano pela Fundação, os novos editais e as ações inovadoras da Fapespa com a ampliação de parcerias para oferecer instrumentos de apoio ao desenvolvimento do estado do Pará. “Com a disponibilização desses novos estudos, o nosso objetivo é fornecer maiores elementos para que o poder público, o setor privado e a comunidade acadêmica tenham condições de pensar o planejamento de políticas públicas de modo mais consistente e para que consigam fazer uma adequada avaliação dessas políticas”, ressaltou Eduardo Costa.

A diretora de Estatística da Fapespa, Glaucia Moreira, explicou que as novas ferramentas de pesquisa são formadas por dados específicos para cada município do Estado. “O Anuário Estatístico do Pará, disponível em formato digital, traz informações de indicadores sistematizados em tabelas e mapas sobre aspectos referentes à Demografia, à Economia, ao Meio Ambiente, à Infraestrutura e à área social. Já o IDM/FAPESPA, é composto por uma análise, por meio de um único índice, das dimensões econômica e social, classificando os municípios paraenses por níveis de desenvolvimento no estado”, detalhou a diretora.

Para o presidente do TCE/PA, Luis Cunha, os levantamentos e diagnósticos feitos pela Fapespa dão a oportunidade de conhecer melhor as especificidades que os municípios apresentam. “Esses estudos são fundamentais para o Estado do Pará, pois trazem as informações que precisamos para termos um parâmetro de planejamento do desenvolvimento dos municípios e contribuir, cada vez mais, para o aperfeiçoamento da gestão pública estadual. Portanto, quero parabenizar esse trabalho da Fapespa, uma vez que nos dá condições de monitorar as ações do poder público”, disse Teixeira.

BARÔMETRO

Durante o evento, a diretoria de Estudos Ambientais da Fapespa, Andrea Coelho, apresentou outro produto inédito lançado recentemente pela Fundação: o Barômetro da Sustentabilidade dos Municípios Produtores de Energia e com Potencial Hidrelétrico do Estado do Pará. Essa publicação reúne análises dos níveis de sustentabilidade de dez municípios produtores de energia ou que apresentam potencial hidrelétrico no Pará.

O estudo faz parte do projeto “Barômetro da Sustentabilidade dos Municípios do Estado do Pará” - que neste mês terá o lançamento de outras duas publicações e apresenta-se como metodologia de auxílio para a implementação de políticas públicas no Pará.