Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Pacientes em processo de alta ganham mudas de espécies típicas da região amazônica, no Hospital da Mulher do Pará

 Iniciativa fortalece conexão com a natureza e incentiva práticas ambientais na rotina hospitalar

Por Helen Alves (HMPA)
30/09/2025 16h40

Para reforçar ações de sustentabilidade no ambiente hospitalar, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA) realizou, nesta terça-feira (30), a doação de mudas de espécies nativas e comuns da região amazônica, entre as quais andiroba, cumaru e ipês roxo e rosa, para pacientes e acompanhantes. A iniciativa contou com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

A ação foi organizada pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (CGRSS), com apoio da Comissão de Humanização do hospital. Segundo Allan Aquino, presidente da CGRSS, o gesto teve como objetivo promover um momento simbólico, com foco na saúde física e emocional das pacientes, criando uma conexão com a natureza e de estímulo a práticas sustentáveis.

“Nos preparamos para oferecer um momento acolhedor e positivo para as pacientes, incentivando o autocuidado e reforçando o compromisso com a sustentabilidade, atitudes que respeitam o meio ambiente e criam vínculos com a natureza. A entrega também foi planejada para acontecer de forma cuidadosa e personalizada, no momento da alta hospitalar”, destacou Aquino.

Entre as pacientes beneficiadas estava Maria de Fátima, do município de Vitória do Xingu, sudoeste paraense, que passou por cirurgia para retirada de um cálculo renal. “Quero agradecer a todos os profissionais, desde o maqueiro até o médico. Fiquei pensando em como retribuir o cuidado que recebi, e ao ganhar a plantinha, me senti muito feliz. Fui muito bem atendida, graças a Deus”, relatou, emocionada.

A autônoma Maria de Lourdes Corrêa Frades, 74 anos, também aprovou a ação. “Eu achei maravilhoso. Fiquei emocionada, porque sou apaixonada por plantas. Gostei muito de a equipe ter vindo aqui me entregar esse ipê,  era a espécie que faltava no meu jardim”, divertiu-se a paciente.

Com iniciativas como essa, o HMPA reforça o compromisso com a sustentabilidade, com o ações de humanização do cuidado e que integram saúde, bem-estar e preservação ambiental.