Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA DO PACIENTE
English Version

Hospital de Clínicas promove ação lúdica sobre a segurança do paciente

A ação reforça que a segurança do paciente é uma responsabilidade compartilhada entre profissionais de saúde e familiares

Por Lucila Pereira (HC)
29/09/2025 16h28
A programação especial foi voltada aos acompanhantes da pediatria e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

No mês dedicado à Segurança do Paciente, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, desenvolveu, nesta segunda-feira (29), uma programação especial voltada aos acompanhantes da pediatria e das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. A iniciativa foi realizada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do hospital e buscou reforçar o protagonismo das famílias no processo de cuidado.

Milena Palheta, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente

A enfermeira e coordenadora do NQSP, Milena Palheta, explicou que, neste ano, o hospital optou por realizar a atividade dentro das unidades, de forma lúdica e participativa, em vez de um evento no auditório, como em anos anteriores.

“O Ministério da Saúde destacou em 2025 o cuidado com bebês e crianças. Pensando nisso, trouxemos o tema do protagonismo do usuário, usando joguinhos e perguntas simples, para que os acompanhantes participem ativamente. Eles são a última barreira de segurança, muitas vezes identificando falhas antes que elas cheguem ao paciente”, destacou.

Ana Carolina disse que a ação é importante para conhecer protocolos de segurança

Entre os participantes estava Ana Carolina Furtado, 25 anos, moradora do bairro do Tapanã, em Belém, que acompanha o filho Anthony Joaquim, de dois anos e meio, em sua primeira internação e primeira cirurgia no HC.

“Achei importante a programação. Já conhecia alguns protocolos de segurança, mas aqui a gente consegue entender melhor o nosso papel. Como mãe, fico mais segura para participar do cuidado”, afirmou.

Também presente, a avó Ana Laura Machado, 38 anos, vinda de Limoeiro do Ajuru, acompanha a neta Stella Laura, de um ano e dois meses, internada desde o dia 7, à espera de cirurgia corretiva no coração. Para ela, a atividade ajudou a esclarecer dúvidas.

Ana Laura Machado acompanha a neta Stella Laura, de um ano e dois meses

“Eu já conhecia algumas metas de segurança, mas aqui aprendi mais, como a forma correta de higienizar as mãos e os cuidados com a medicação. Foi muito bom, a gente passa a se sentir parte do processo”, avaliou.

Metas de Segurança do Paciente — No ambiente hospitalar, a segurança do paciente é um conjunto de ações realizadas pelos profissionais de saúde para reduzir riscos e assegurar o melhor resultado possível, desde a admissão até a alta hospitalar. Para apoiar essa prática, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu seis metas globais:

Meta 1: identificar o paciente corretamente;

Meta 2: melhorar a eficácia da comunicação;

Meta 3: melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância;

Meta 4: assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;

Meta 5: reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde;

Meta 6: reduzir o risco de quedas e lesões por pressão.

Serviço: O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, unidade de saúde do governo do Pará, é referência em cardiologia, psiquiatria e nefrologia. A instituição fica localizada na travessa Alferes Costa, 2000, bairro da Pedreira, em Belém.

Texto: Kelly Barros (Ascom HC)