Na primeira campanha de doação de sangue em Ourém, Hemopa supera meta de bolsas coletadas
A campanha externa, que aproxima a população do serviços do Hemopa, reuniu doadores, voluntários e servidores em uma forte corrente de solidariedade

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), por meio do Hemonúcleo de Capanema, no nordeste paraense, realizou no último sábado (27) a 1ª Campanha de Doação de Sangue no município de Ourém. A ação ocorreu no Centro Integrado de Fisioterapia "Manoel da Silva Muniz" e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, além da colaboração técnica do Hemocentro Regional de Castanhal.
A iniciativa mobilizou 18 servidores do Hemopa em atividades de cadastro, triagem e coleta, além de 15 voluntários locais que atuaram no apoio administrativo, orientação de fluxo e acolhimento dos doadores. A meta inicial era coletar 100 bolsas de sangue, mas o resultado superou as expectativas: foram registrados 131 comparecimentos e 117 bolsas coletadas. Esse volume equivale a aproximadamente 468 transfusões de sangue, que beneficiarão pacientes da rede pública e privada de saúde.

Primeira vez - O destaque da campanha foi a expressiva participação de novos voluntários: mais da metade dos comparecimentos (55%) foram de doadores de primeira vez. Muitos relataram que, apesar da vontade de doar, eram impedidos pela distância até Capanema, localizada a quase 60 km de Ourém.
A assistente social do Hemopa Capanema, Luiza Helena Progênio de Santana, destacou o impacto da interiorização das ações. “As campanhas externas encurtam a distância entre o Hemopa e quem deseja doar. Em Ourém, mais da metade dos voluntários eram doadores de primeira vez, pessoas que já tinham vontade, mas não conseguiam pela dificuldade de deslocamento. Agora, muitos disseram que vão continuar doando, e isso fortalece a formação de multiplicadores da solidariedade em seus municípios”, ressaltou.

Entre os voluntários estava a moradora de Ourém Eve de Silva, que fez sua primeira doação. “Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar muitas vidas. Sempre tive vontade de participar, mas ainda não tinha conseguido. Essa foi a minha primeira doação, e fiquei muito feliz em poder ajudar o próximo”, disse a nova doadora.
Outro dado significativo foi a predominância feminina entre os doadores aptos: do total, 79 eram mulheres e 38 homens. Para o Hemopa, esse protagonismo mostra o potencial de multiplicação da mensagem solidária na região.

Descentralização - O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, reforçou a importância da descentralização da coleta para ampliar o acesso à doação. “O Hemopa promove, cada vez mais, a descentralização da coleta em diferentes regiões do Pará. Estar em municípios que nunca tinham participado de uma campanha é muito significativo. É mais um passo para levar a cultura da doação a todas as regiões do Estado, com a contribuição da população para fortalecer essa causa de solidariedade”, enfatizou o gestor.

De acordo com a avaliação da assistente social Luiza Helena Santana, a campanha em Ourém representou um momento positivo para ampliar e fortalecer um coletivo de pessoas solidárias e engajadas na missão de ajudar a salvar vidas. A expectativa é que a campanha em Ourém seja apenas a primeira de muitas, consolidando a cidade como parte da rede de solidariedade que ajuda a salvar vidas em todo o Pará.