Setur premia vencedores do Concurso de Ornamentação da Romaria Fluvial
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) premiará as embarcações vencedoras do Concurso de Ornamentação da Romaria Fluvial 2017, nesta quinta-feira (19), às 10 horas, no auditório Carlos Rocque, na Setur Reduto. Mais de 300 embarcações foram credenciadas pela Setur e pela Capitania dos Portos para participar da 32ª edição do chamado “Círio das Águas”, romaria idealizada por Carlos Rocque, presidente da Companhia de Turismo Paraense (Paratur) em 1986.
Os barcos foram identificados com uma flâmula náutica do Círio e avaliados por um grupo de cinco jurados de fora do Estado, convidados pela Setur: a promotora de eventos Fabiana Oliveira, a lapidária de gemas Leila Salame, o juiz Cláudio Rendeiro (mais conhecido como humorista Epaminondas Gustavo), o agente de viagens Carlos Wanzer e a artista plástica Darcilene Costa. Os jurados utilizaram uma camisa especialmente desenhada para eles pelo artista ilustrador Leonan Faro, da marca Amiguinhos de Deus, que também foi o responsável pela criação dos troféus desta edição do concurso.
Os jurados puderam circular entre as embarcações participantes a bordo de um barco de menor porte. Com mais agilidade eles podiam visualizar os detalhes que seriam julgados de determinados ângulos e com o auxílio de binóculos. A medida buscou dar isonomia ao concurso e mais chances aos concorrentes.
As embarcações concorrem em duas categorias: Embarcações Regionais (categoria A) e Outros Tipos de Embarcações (categoria B), sendo que a comissão julgadora escolherá os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares em cada uma. A premiação será no dia 22 de outubro.
Ações como o Concurso de Ornamentação de Embarcações, a própria Romaria Fluvial e outras que estão relacionadas ao Círio de Nazaré fortalecem a presença do destino Pará no segmento do turismo religioso, atraindo visitantes e gerando receita para o estado. “A estratégia é ter essa festa como referencial na atividade econômica do Estado, buscando impactar de forma positiva o desenvolvimento paraense”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
Ele também enxerga de maneira positiva a parceria da Setur com a Capitania dos Portos. Para Adenauer, a Romaria Fluvial é uma forma de os ribeirinhos poderem homenagear Nossa Senhora de Nazaré. “A Marinha faz a guarda da Santa na Romaria Fluvial. Eu digo que o Carlos Rocque teve um insight legal. A Nossa Senhora de Nazaré tem tudo a ver com as águas, pois foi encontrada pelo caboclo Plácido, às margens de um igarapé. E o Círio é essa massa de fé e de energia, que se move por toda a cidade e que vem dos quatro cantos do Brasil e também do mundo”, garante.