Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXTENSÃO RURAL
English Version

Emater beneficia mais de 50 famílias com Cadastro Nacional da Agricultura Familiar no Marajó

Somente este ano, pescadores e extrativistas de Cachoeira do Arari já receberam mais de R$ 500 mil em projetos assistidos pela empresa

Por Fabricio Nunes (EMATER)
27/09/2025 16h06

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), beneficiou na sexta-feira (26) mais de 50 famílias com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), no município de Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó. A ação foi uma iniciativa da Emater em parceria com a Prefeitura de Cachoeira do Arari.

Clarice Santos e Erinaldo: vida nova e visibilidade

Sentada ao lado do filho Erinaldo Santos, Clarice dos Santos, produtora de açaí na região, contou que atua como extrativista há cerca de 40 anos, mas se sentia invisível como agricultora. Mas isso mudou quando ela foi contemplada com o documento, emitido com apoio do Governo do Pará, por meio da Emater, reforçando o compromisso de levar esses benefícios a regiões afastadas em todos os municípios. 

“É uma grande oportunidade que estou recebendo, principalmente porque foi através da equipe da Emater que esse benefício chegou até a minha porta. Todos esses anos trabalhando e nunca havia chegado uma oportunidade. É um trabalho muito importante, e agora, com o CAF, vou poder melhorar o meu açaí, e pretendo iniciar com o plantio do cacau", informou.

Assim como ela, com o CAF outras famílias poderão ter acesso a projetos do Governo Federal, em parceria com agentes financiadores, parceiros do Governo do Pará no fomento à agricultura familiar. “Essa ajuda veio no melhor momento porque, com o CAF, vamos poder ter acesso a benefícios que vão permitir a melhoria no nosso trabalho de pescaria, conseguir comprar equipamentos novos de pesca, para aumentar a nossa renda e melhorar a qualidade de vida da minha família”, afirmou José Ramos Luz, pescador da Comunidade Caracará.

Agricultores contemplados coma emissão do CAF

Programas sociais - Após a entrega, realizada no templo da Assembleia de Deus da Comunidade Caracará, os beneficiados ouviram orientações dos chefes locais do Escritório de Cachoeira do Arari e Salvaterra, sobre a criação de projetos aos quais que podem ter acesso, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) categoria B, de microcrédito para agricultores.

“Essa ação foi uma parceria entre a Prefeitura de Cachoeira do Arari e os escritórios da Emater de Salvaterra e Cachoeira do Arari. Fizemos um mutirão de emissão do CAF com dezenas de famílias, e hoje essa força-tarefa para entrega dos documentos”, informou Herlon Pereira, chefe do escritório local de Cachoeira do Arari.

Investimentos - Segundo ele, somente este ano mais de R$ 500 mil foram entregues em benefícios a agricultores familiares, por meio do Pronaf B. “Só em Cachoeira do Arari nós já conseguimos a liberação de meio milhão de reais em projetos voltados para pesca e extrativismo. Com o CAF, eles podem conseguir melhorias nos equipamentos, embarcação, motor e auxiliar na produção. Anualmente, eles precisam fazer essas melhorias, e com acesso ao crédito rural conseguem melhorar bastante suas atividades”, acrescentou.

Para o presidente da Emater-Pará, Joniel Abreu, essas ações reforçam o compromisso do Governo do Pará com a extensão rural, levando benefícios aos que mais precisam. “Isso é resultado de parcerias e do nosso empenho em levar políticas públicas para famílias de agricultores rurais, no combate à fome, às desigualdades sociais no campo, mostrando que o Governo do Pará está presente em todos os cantos do Estado, assim como a Emater, que está em todos os 144 municípios, levando assistência técnica e acesso a essas políticas públicas para todos os agricultores familiares, sem qualquer distinção”, concluiu.