Feira de Alimento Saudável estimula uso de ervas medicinais
Em sua quinta versão, a Feira do Alimento Saudável, realizada no último dia 8, no hall de entrada da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), trouxe 72 espécies de ervas medicinais cultivadas no município de Marituba. Entre as novidades, estavam a simbolema - espécie de Melhoral infantil, que traz substâncias que servem para a elaboração de medicamentos que combatem a dor e a febre. Também foram colocadas à disposição do público as plantas ornamentais e ervas mais procuradas pela população, como arruda, hortelã e manjericão.
As ervas medicinais são do produtor Laércio Fonseca de Miranda, do assentamento Almir Gabriel, e são bastante consumidas pelos moradores da região, que ainda mantém o hábito de cuidar da saúde com métodos naturais. “Acho que as ervas medicinais ajudam muito as pessoas que querem cuidar de sua saúde e me orgulho de poder oferecer essas espécies e contribuir para issso”, disse Laércio.
A Feira do Alimento Saudável é realizada desde março de 2014, pela Coordenadoria de Educação das Águas, do Campo e da Floresta (Cecaf), como uma ação para sensibilizar gestores, secretários de educação e professores sobre a aquisição de alimentos saudáveis na merenda escolar, além de valorizar os produtos da agricultura familiar.
“A proposta desta ação também é valorizar os produtos da agricultura familiar, já que o nosso público são os filhos dos agricultores. Para isso, nós fomentamos os programas da educação do campo desses municípios, como o ProJovem Campo – Saberes da Terra, as Casas Familiares Rurais e o programa Escola da Terra”, disse a técnica da Seduc, Kátia Garcez.
Os produtos expostos vieram da Associação de Produtores do Pará, cultivados nos municípios de São João de Pirabas, Benevides, Marituba e Ananindeua, sem uso de agrotóxicos ou qualquer tipo de química. Entre os destaques estiveram o mel de São João de Pirabas e as verduras e hortaliças de Benevides, como espinafre, couve, repolho e cheiro verde, além de outros itens comercializados para a alimentação escolar.
Segundo a técnica da Cecaf, Kátia Garcez, a ação ocorre todo mês no hal de entrada da Seduc com a finalidade de valorizar os produtos da agricultura familiar.
Além da feira que ocorre todo mês no hall da Seduc, o público pode conferir os produtos da Associação em exposição todo sábado e domingo, nas praças Brasil, da República, Batista Campos, na Embrapa e na UFRA.