Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POTENCIAL TURÍSTICO
English Version

Curso de Observação de Aves capacita comunitários em Soure

O local escolhido foi a simbólica Praia de Caju-Una. O ambiente é considerado privilegiado para a prática do turismo de natureza, sobretudo para a observação de aves

Por Israel Pegado (SETUR)
26/09/2025 15h04

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu, de 22 a 26 de setembro, na comunidade do Cajuúna, em Soure, o Curso de Observação de Aves (Birdwatching). A capacitação foi ministrada pelo instrutor Éder Melo e acompanhada pela Gerência de Qualificação Profissional do Turismo da Setur.

O local escolhido foi a simbólica Praia de Caju-Una, onde um afluente do rio Amazonas encontra o oceano Atlântico, formando um cenário de rara beleza natural e biodiversidade singular. O ambiente é considerado privilegiado para a prática do turismo de natureza, sobretudo para a observação de aves.

Para o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, a ação representa mais um passo na valorização do potencial turístico do Estado. “O Marajó possui uma riqueza natural incomparável, e iniciativas como essa qualificam a comunidade, geram oportunidades de trabalho e incentivam a preservação do território. O turismo de natureza é um dos grandes diferenciais do Pará, e estamos preparando nossa gente para ser protagonista nesse processo”, afirmou.

Durante o curso, os participantes aprenderam técnicas de registro, uso de aplicativos e plataformas digitais específicas, além de aprofundar conhecimentos sobre o comportamento de aves costeiras e migratórias, como o Guará e o Colhereiro, espécies emblemáticas do Marajó. A formação também destacou as histórias e expressões culturais ligadas ao universo das aves na região.

Integrando a grade de cursos oferecidos pela Setur, a capacitação teve como objetivo preparar moradores locais para atuar no segmento do turismo de observação de aves. A iniciativa reforça o uso sustentável da biodiversidade, amplia as oportunidades de geração de renda e fortalece a cultura comunitária, aliando conservação ambiental ao desenvolvimento social.

Desde 2020, a Setur tem ampliado sua atuação no fomento ao aviturismo, com foco em profissionais e comunidades situadas no entorno de Unidades de Conservação.

O birdwatching, como é conhecido o turismo de observação de pássaros, tem crescido no Brasil. Atualmente, o País possui cerca de 50 mil observadores. De acordo com dados do Sebrae, o Brasil abriga 18% da diversidade mundial de pássaros. No mundo todo, são mais de 100 milhões de observadores de aves, gerando cerca de US$ 90 bilhões por ano.