Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

HRPM celebra 15 anos com mais de 3,8 milhões de atendimentos à população do Marajó

Unidade em Breves é referência em saúde pública na região e se destaca por certificações de qualidade, inovação e ações sustentáveis

Por Governo do Pará (SECOM)
25/09/2025 22h14

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), celebrou nesta quinta-feira (25) os 15 anos de funcionamento do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves. Desde a sua entrega, em 2010, a unidade já ultrapassou a marca de 3,8 milhões de atendimentos, beneficiando mais de 340 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS), consolidando-se como referência em média e alta complexidade na região.

Com índice de 99,4% de satisfação dos usuários, o HRPM reafirma sua importância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Marajó, aliando qualidade no atendimento, acolhimento humanizado e compromisso com a vida.

“O Hospital Regional Público do Marajó é um marco na interiorização da saúde pública de qualidade no Pará. Celebrar 15 anos de serviços prestados com mais de 3,8 milhões de atendimentos é reconhecer o compromisso de uma equipe dedicada e a importância de garantir o acesso à saúde com equidade para a população marajoara”, destacou a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.

Aprovação popular e cuidado humanizado

A população local reconhece o papel transformador do hospital. Morador de Breves, o vigilante aposentado Marco Aurélio da Silva Cunha, 56 anos, resumiu sua gratidão ao hospital, que ele considera uma referência para toda a região.

“É muito gratificante ter um hospital público dessa qualidade em Breves, que já alcançou o reconhecimento e transformou tantas vidas. Nós, pacientes, sentimos de perto o carinho e a dedicação de cada profissional”, afirmou.

Programação especial com foco na comunidade e sustentabilidade

A programação de aniversário incluiu atividades educativas e sustentáveis. Na segunda-feira (22), um passeio ciclístico organizado pela Comissão de Sustentabilidade do hospital incentivou hábitos saudáveis e o uso de transporte não poluente. Ao final do percurso, foram distribuídas mudas de plantas como símbolo do compromisso ambiental da unidade.

usuário Marco Aurélio da Silva Cunha e equipe de saúde do HRPM

Na terça-feira (23), ações educativas no setor de Hemodiálise abordaram temas como a doação de órgãos, dentro da campanha nacional Setembro Verde, e o armazenamento correto de medicamentos. Já na quarta-feira (24), os pacientes em hemodiálise participaram de um momento musical, promovido pela equipe multiprofissional.

“Há 15 anos o HRPM cuida de vidas, constrói histórias e renova esperanças. Celebramos não apenas o tempo, mas cada vitória conquistada juntos. Seguimos com o coração cheio de gratidão, para continuar oferecendo saúde com humanidade, segurança e respeito à vida no Marajó”, destacou a diretora executiva do hospital, Jusciely Machado.

Excelência reconhecida por certificações nacionais

Em 2025, o HRPM manteve a certificação de Acreditado Pleno (Nível 2) pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), atestando excelência na gestão integrada e na segurança do paciente. A unidade também é detentora do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pelo controle das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Além disso, o hospital conta com o selo nacional Green Kitchen (Cozinha Verde), que reconhece a qualidade e sustentabilidade da alimentação servida a pacientes, acompanhantes e colaboradores.

“O HRPM desenvolve um trabalho de grande importância para a população, inclusive na alta complexidade. É uma honra fazer parte dessa equipe que realiza um trabalho diferenciado”, afirmou José Neto, diretor operacional/norte do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), organização responsável pela gestão da unidade em parceria com a Sespa.

Sustentabilidade e inovação na prática

A unidade mantém a maior horta hospitalar sem agrotóxicos da rede pública estadual, com 180 m², incluindo cultivo hidropônico. Também são realizadas ações de economia de energia, eliminação de copos descartáveis, e pontos de coleta de pilhas, baterias e medicamentos vencidos, além de visitas educativas à horta com crianças e com a comunidade.

O HRPM integra ainda um grupo de seis hospitais da rede estadual que adotam fontes de energia renovável — como solar e eólica — em conjunto com a matriz hidrelétrica, contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes.

Texto: Pedro Amorim