Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Polícia Civil reforça segurança no 43º Festival do Abacaxi com delegacia móvel

Atuação integra ações da Segup durante o evento, que deve reunir 80 mil pessoas até domingo (28), em Barcarena

Por Jeniffer Terra (PC)
25/09/2025 21h56

A Polícia Civil do Estado do Pará está reforçando a segurança no 43º Festival do Abacaxi, que ocorre até domingo (28), no município de Barcarena, com estimativa de público de 80 mil pessoas. Para garantir atendimento rápido e maior sensação de segurança ao público, uma delegacia móvel está em funcionamento todos os dias do evento, nas dependências do local da festividade.

A estrutura integra o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e conta com equipe completa composta por delegado, escrivães e investigadores, preparados para registrar ocorrências, orientar a população e atuar em situações que demandem intervenção imediata.

“Delegado, escrivães e investigadores estão à disposição no local para, antes de tudo, reforçar a segurança das pessoas que vêm aqui para se divertir e para garantir à população o rápido atendimento no registro de um boletim de ocorrência policial, bem como orientar sobre a violência contra mulheres, crianças e adolescentes. Se necessário, haverá também policiamento de forma velada”, explicou o delegado Mhoab Khayan, titular da Superintendência do Baixo Tocantins.

Atuação integrada e atendimento preventivo

Ao todo, cerca de 20 policiais civis atuam diariamente na delegacia móvel instalada no evento. O trabalho inclui policiamento ostensivo e judiciário, com foco em prevenção, repressão de crimes e realização de procedimentos legais em caso de ocorrências.

“A Polícia Civil sempre trabalha para garantir a segurança e a ordem pública e, quando isso acontece de forma integrada, quem ganha são as pessoas, que conseguem ter mais tranquilidade no dia a dia, bem como durante grandes eventos como este. Nossos policiais vão realizar policiamento ostensivo e judiciário, atuando de forma preventiva e repressiva para coibir a prática de crimes”, ressaltou o delegado Hennison Jacob, titular da Diretoria de Polícia do Interior (DPI).

Além do efetivo da Polícia Civil, uma equipe da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) também está presente durante todos os dias de programação, reforçando as ações de segurança e contribuindo para a tranquilidade do público que participa da festividade tradicional de Barcarena.