Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS
English Version

Capacitação da Operação 'Curupira Mirim' chega a Salvaterra

Segup mobiliza comerciantes e rede turística para a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública

Por André Macedo (SEGUP)
25/09/2025 21h07

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) prossegue o calendário de atividades da Operação “Curupira Mirim”. Nesta quinta-feira (25) ocorreu mais uma capacitação preparatória, em Salvaterra, município do Arquipélago do Marajó. Comerciantes e representantes da rede turística participaram da ação, realizada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de prevenir a exploração sexual e o tráfico de crianças e adolescentes na região.

Participantes da capacitação em Salvaterra

A ação mobiliza órgãos federais, estaduais e municipais, e prepara a sociedade local para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém. Realizada desde o início de setembro, a Operação esteve na quarta-feira (24) em Soure, e já passou por Castanhal, Belém (incluindo as ilhas de Mosqueiro e do Combu), Marituba e Ananindeua,. Em Salvaterra, cerca de 97 participantes foram capacitados, incluindo integrantes da rede hoteleira local, bares e restaurantes, bem como órgãos vinculados ao atendimento da criança e do adolescente no município, além de organizações não governamentais.

Coronel Ricardo Kotama: objetivos alcançados

O coordenador-geral de Operações Integradas do MJSP, presente na capacitação em Soure e Salvaterra, coronel Ricardo Kotama, destacou a união de esforços em proteção da criança e do adolescente no Marajó Oriental. “Concluímos hoje as atividades na Ilha do Marajó, referentes à Operação Curupira Mirim. Todas as nossas ações alcançaram os objetivos estabelecidos. A experiência foi extremamente positiva, e fomos calorosamente recebidos por toda a comunidade marajoara. As informações que visamos transmitir foram amplamente compreendidas pela população local. Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao apoio recebido da Segup e das prefeituras de Soure e Salvaterra. É com orgulho e grande satisfação que colaboramos com o povo do Pará e com a população destes municípios, pois acreditamos que o Pará será um exemplo durante a COP30”, afirmou o coronel.

No Pará, no âmbito do Estado, a Operação é coordenada pela Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), da Segup. A delegada Ariane Santos, responsável pela DPS, enfatizou que a conscientização e a troca de informações são essenciais para que eles participem ativamente do combate à exploração sexual infantil.

“O objetivo é disseminar informações e reafirmar o compromisso do Comitê de Enfrentamento a Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes no Pará, especialmente durante a COP30, mantendo-os como prioridade absoluta”, acrescentou a delegada. 

Orientações - Durante a manhã foram abordados temas como turismo responsável, Código de Conduta Brasil, boas práticas para bares e hotéis, acolhimento e encaminhamento de vítimas, identificação de sinais de violência sexual e prevenção de crimes relacionados.

Diretora Leodina Pereira destacou o diálogo com as crianças

Para Leodina Pereira, diretora da Escola Municipal José Inácio dos Reis, a capacitação teve grande relevância pelos temas abordados. “Destaco como algo que me tocou e será muito útil ao meu trabalho como diretora e educadora a questão do diálogo com as crianças. Certamente, compartilharei esse conhecimento com os meus colegas de trabalho, visando aprimorar o apoio às crianças”, assegurou.

Nas formações participaram diversos órgãos, como as secretarias estaduais de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e de Turismo (Setur), Fundação ParáPaz, Ministério Público, Ministério do Turismo e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).