Estado realiza mais de 600 certificações por meio do projeto "Alimentando Oportunidades"
Boas práticas para manipulação de alimentos, empreendedorismo e formação de preço de venda foram algumas das atividades repassadas aos alunos durante o curso

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizou a entrega de 620 certificados referentes ao projeto "Alimentando Oportunidades", nesta quarta (24) e quinta-feira (25). A certificação ocorreu no auditório da sede do Departamento Nacional da Infraestrutura de Transportes (Dnit), localizado no bairro Castanheira, em Belém, finalizando os cursos executados durante os meses de junho a setembro deste ano.
O projeto "Alimentando Oportunidades" é uma iniciativa do governo do Pará, por meio da Seaster, em parceria com a empresa Solar Coca-Cola, e objetiva o combate à insegurança alimentar, além de viabilizar a capacitação em prol da geração de emprego e renda às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A qualificação conta com o apoio de nutricionistas, engenheiros de alimento e engenheiros de segurança alimentar, que fomentam durante os cursos as boas práticas no manuseio dos alimentos. A ação é planejada e executada inicialmente por técnicos da diretoria de segurança alimentar e nutricional (Disan), da Seaster.
Boas práticas para manipulação de alimentos; empreendedorismo; formação de preço de venda; marketing digital básico; prática de receita de bolo caseiro regional e prática de receita com bombom de chocolate regional foram algumas das atividades repassadas aos alunos durante o curso.
"Reunimos todas essas turmas para certificá-las. Esse certificado é tão importante e pode garantir tantos outros horizontes. Então, eu estou muito feliz, pois cada projeto desse é um produto que está gerando renda, que oportuniza para que as famílias saiam um pouco do seu ostracismo”, enfatizou Nazaré Costa, diretora da Disan.

Além das oficinas práticas, o curso de manipulação de alimentos é também um diferencial que assegura aos participantes um certificado reconhecido, comprovação importante para quem deseja empreender ou trabalhar na área alimentícia.
“Eu achei muito bom e muito importante para o trabalho que eu desenvolvo no momento, porque eu consegui um aprendizado muito bom pra minha vida e pro trabalho também”, disse Rosilena Chermont.
Mais capacitação
Até o momento, cerca de 360 merendeiras da rede estadual de ensino já receberam capacitação por meio do projeto, que visa, ainda, ampliar o número de qualificações nos próximos meses. A programação segue ativa com o planejamento de novas turmas para até dezembro de 2025, envolvendo merendeiras também da rede municipal de ensino.
“O Estado, por meio da Seaster, com a execução do projeto ‘Alimentando Oportunidades’, reafirma o seu compromisso na garantia de políticas públicas que promovam mais dignidade, geração de emprego e renda, além de envolver a qualificação direta aos trabalhadores da área alimentícia”, disse Inocêncio Gasparim, titular da Seaster.