Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO CAPELANIA
English Version

CIIR promove acolhimento espiritual e inter-religioso a usuários e familiares

Momento de fé e reflexão amplia o cuidado humanizado e integra a rotina de reabilitação oferecida pelo Centro

Por Danielle Carvalho (CIIR)
25/09/2025 16h59
Integrantes da Congregação Cristã no Brasil, que levaram mensagens de fé, música e reflexão para usuários do CIIR

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou, nesta quinta-feira (25), mais uma edição do Projeto Capelania, promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da instituição. A ação contou com a participação de membros da Congregação Cristã no Brasil, que levaram mensagens de fé, música e reflexão para usuários, acompanhantes e colaboradores.

O projeto ocorre mensalmente, com a presença de diferentes denominações religiosas, respeitando a diversidade de crenças e reforçando o caráter inter-religioso. O objetivo é oferecer apoio integral, contemplando corpo, mente e espírito.

Segundo Luciana Maués, representante do GTH, a Capelania amplia o cuidado oferecido no CIIR. Ela destaca que, diariamente, a instituição lida com histórias de superação, desafios e recomeços, e que o trabalho vai muito além do cuidado físico: envolve acolher, escutar e oferecer apoio integral a cada pessoa atendida.

“É nesse contexto que a Capelania tem um papel fundamental, conectando corpo, mente e espírito, promovendo não apenas a reabilitação, mas também dignidade, sentido e acolhimento. É uma presença que humaniza, inspira e transforma”, afirmou Luciana.

Edileia Luz, trabalhadora rural de Castanhal e mãe de adolescente atendida pelo CIIR

Público – Usuários e familiares também ressaltaram a importância da iniciativa. Para Edileia Luz, 58 anos, trabalhadora rural de Castanhal e mãe de uma adolescente atendida pelo CIIR, “é muito importante saber que existem pessoas pregando a palavra de Deus”. Ela complementa dizendo que o momento traz conforto, faz refletir sobre a vida e alivia as pessoas.

“Aqui, vejo que minha filha recebe cuidado completo, com atenção, respeito e apoio espiritual, o que nos dá segurança e confiança no tratamento dela. Meu sentimento é de gratidão, de saber que Deus é vida e amor. Sem Ele, nada somos”, ressaltou. 

Lindolfo Filho, pai de criança de seis anos atendida no serviço de reabilitação

Já para Lindolfo Filho, 58 anos, pai de uma criança de seis anos atendida no serviço de reabilitação, a experiência trouxe renovação. “Quando o grupo começou a cantar e tocar, me emocionei muito. Isso nos dá forças para continuar, porque a vida de quem busca tratamento para os filhos é cheia de desafios. Saio daqui me sentindo revigorado, com mais fé e esperança”, disse.

O pastor Wilkinson Marchezini Lima, da Congregação Cristã no Brasil, ressaltou que o propósito é compartilhar transformação e leveza: “Nós tivemos uma mudança em Cristo e desejamos levar essa mesma transformação às pessoas. O evangelho traz cura e alívio, faz com que as dificuldades se tornem mais leves. Por isso, trouxemos parte da nossa orquestra para musicalizar este momento e anunciar a graça do Senhor Jesus Cristo.”

Pastor Wilkinson Marchezini Lima, da Congregação Cristã no Brasil

Capelania – Criado em 2019, o Projeto Capelania integra as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) e reafirma o compromisso do CIIR em oferecer um cuidado que vai além da técnica, contemplando espiritualidade, fé e dignidade.

Na última terça-feira (23), a mesma congregação esteve presente no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade vinculada ao CIIR, promovendo um encontro de reflexão e acolhimento espiritual para famílias, usuários e colaboradores.

Projeto Capelania no Cetea

O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59.

Texto de Tarcísio Barbosa - Ascom CIIR