Hospital Regional do Tapajós promove palestra sobre doação de órgãos para pacientes
Ação integrou a programação do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos

O setor de Nefrologia do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará, realizou, na quarta-feira (24), uma programação especial em alusão ao Setembro Verde, campanha nacional de incentivo à doação de órgãos e tecidos.
A atividade foi coordenada pela assistente social do setor, Wukisileia Brito, e contou com palestra ministrada pelo médico nefrologista Emanoel Esposito, responsável técnico do Serviço de Transplante Renal do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.

Durante a exposição, o especialista esclareceu dúvidas frequentes dos pacientes em tratamento de hemodiálise, como quem pode ser doador, quando é possível entrar na fila de transplante e quais os caminhos para acessar o procedimento.
“As principais dúvidas foram sobre quem pode doar e quando o paciente pode entrar na fila de transplante”, disse o médico. Os pacientes também se surpreenderam com a facilidade de acesso ao transplante, já que o procedimento é realizado no HRBA, em Santarém, região próxima ao Tapajós, onde residem. “Em Itaituba era necessário trazer essas instruções para qualificar ainda mais o atendimento e o tratamento oferecidos aos usuários”, destacou o médico.

Na oportunidade, o médico também ressaltou os benefícios do transplante. “A cirurgia garante maior sobrevida, qualidade de vida, reintegra o paciente à família, promove a reabilitação social, a possibilidade de retorno ao trabalho e traz benefícios econômicos, além de inúmeros ganhos para a convivência social e familiar”, explicou.
Entre os pacientes presentes estava Salustiano da Conceição, de 63 anos, que faz hemodiálise há três anos no hospital. “Ouvi atentamente as instruções e, mesmo com a idade, pretendo entrar na fila de transplante, pois consegui tirar minhas dúvidas e enchi meu coração de esperança”, contou o paciente.

A programação também teve a participação do psicólogo Jordan Moraes Costa, que abordou a importância da saúde mental no processo de tratamento. Para o coordenador de Enfermagem do HRT, Eduardo Araújo, a iniciativa reforça o cuidado humanizado com os usuários.
“O setor de Nefrologia atende atualmente 86 pacientes, distribuídos em três turnos, e ações como essa contribuem para oferecer mais informações e fortalecer o vínculo com todos”, ressaltou o coordenador.
Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde, o Hospital Regional do Tapajós é uma unidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Referência para os seis municípios da região do Tapajós, o HRT oferece atendimentos de média e alta complexidade em especialidades como traumatologia, clínica médica, cirurgia geral e obstetrícia de alto risco.
Texto de Sammya Ferreira / Ascom HRT