HRPA consolida Redenção como referência em nefrologia no sul do Pará
Hospital Regional Público do Araguaia oferece transplantes renais e mais de 2,5 mil sessões mensais de diálise, fortalecendo a saúde pública na região
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vem consolidando o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, como referência em nefrologia no sul do estado. Desde 2007, a unidade garante atendimento de alta complexidade em doenças renais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando moradores de 17 municípios da região.
Estrutura de excelência
Com 118 leitos de internação, 29 deles em unidades de terapia intensiva (adulto, pediátrica e neonatal), o HRPA realiza desde consultas ambulatoriais até transplantes renais, passando por tratamentos intensivos e acompanhamento pós-transplante. O hospital oferece ainda 37 pontos de hemodiálise, que possibilitam cerca de 2,5 mil sessões mensais, atendendo aproximadamente 200 pacientes.
A atenção especial à Doença Renal Crônica (DRC) responde por 40% dos atendimentos, com acompanhamento rigoroso dos casos mais graves. A equipe multiprofissional também realiza biópsias renais, fundamentais para o diagnóstico precoce de glomerulopatias e outras doenças raras.
Transplante renal no interior
O HRPA foi o primeiro hospital do interior do Pará a realizar transplante renal, marco importante na descentralização da medicina de alta complexidade. O programa de transplantes, consolidado em parceria com a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos (CET-PA) e o Sistema Nacional de Transplantes, acompanha pacientes desde os estudos pré-operatórios até o pós-transplante, garantindo qualidade e segurança em todas as etapas.
Desde julho de 2025, a unidade também passou a oferecer o Ambulatório de Doença Mineral Óssea da Doença Renal Crônica (DMO-DRC), serviço inédito no interior do estado, que representa um avanço significativo para a saúde e qualidade de vida da população da região.
Atendimento integral
O hospital atua em regime de internação clínica, cirúrgica e de urgência/emergência, além de manter média de 110 sessões mensais de hemodiálise em UTIs. Ferramentas de telemedicina ampliam o alcance do atendimento especializado, reforçando o compromisso com a interiorização da saúde de qualidade.
Gestão e reconhecimento
Administrado pela Associação de Esporte Lazer e Cultura (Aselc), organização social especializada em gestão hospitalar, o HRPA alia tecnologia avançada e atendimento humanizado.
“O elevado padrão tecnológico do HRPA a serviço da saúde é um dos pontos altos do nosso hospital, que é perfeitamente complementado pela dedicação exemplar e pelo alto nível profissional da nossa equipe”, destacou o diretor hospitalar, Ricardo Arruda.
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, reforçou a importância estratégica da unidade.
“O hospital garante acesso a atendimentos médicos de qualidade, principalmente em pacientes com problemas renais. É um serviço de excelência que o Governo proporciona à população, tanto na área da saúde quanto na social. Este é um trabalho que contribui de forma decisiva para a qualidade de vida da população da região sul do nosso estado”, afirmou.