Governo retoma programa “Prestando Contas” com novidades na internet
O programa de rádio “Prestando Contas” do governador Simão Jatene voltou ao ar nesta segunda-feira (10), em todas as regiões do Pará. No ar desde 2011, o programa foi suspenso durante todo o ano de 2014 e agora retorna como uma forma do Governo do Estado apresentar um balanço das atividades desenvolvidas no estado. No programa, que é veiculado em uma cadeia de rádio (AM e FM), o governador Simão Jatene fala diretamente com a população sobre as demandas e desafios da gestão estadual. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 7h.
Em seu primeiro programa de 2015, Simão Jatene tratou sobre o retorno do programa. “Quando nós suspendemos o programa no início do ano passado, algumas pessoas inclusive me perguntaram o motivo e eu fiz questão de dizer. Ingressávamos num ano eleitoral e mesmo que a legislação definisse que os programas poderiam continuar no ar, me pareceu que este não seria um bom comportamento, sobretudo numa rádio. Até porque as pessoas normalmente não têm consciência de que uma rádio, uma TV, na verdade são veículos de comunicação que pertencem à sociedade. A rádio ou a TV do seu fulano ou do seu beltrano é um veículo da sociedade que o Estado concede para uma pessoa ou empresa. Mas na verdade, ela é uma concessão pública. É pena que lamentavelmente, como ética não é uma coisa que você encontra ou compra na esquina, mas é algo que você traz de origem, alguns donos de empresas de comunicação não entenderam isso e utilizam seus veículos não para informar a sociedade, mas para autopromoção e destruir valores. Por isso eu achei que não era uma boa manter um programa de rádio em ano eleitoral”, falou o governador.
O “Prestando Contas” retorna atualizado e também será veiculado na internet uma versão para a web do programa, com mais tempo para abordar os diferentes assuntos, desdobrando os temas discutidos no programa de rádio, que tem tempo limitado. Os vídeos serão publicados na Agência Pará de Notícias e no Facebook do Governo do Estado (facebook.com/governopara).
“Durante toda a semana nós vamos explorar um pedaço daquele tema que o governador tratou no programa. Nós não podemos mais fazer um material só para TV, só para rádio ou para Web. Nós estamos produzindo um conteúdo que poderá ser utilizado em várias mídias, respeitando o limite de tempo de cada um desses espaços”, explica Antônio Neto, coordenador da Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação (Secom).
Questão de Estado – Além do retorno do programa de rádio e da versão para a web, a Agência Pará e a Fanpage do Governo do Estado passarão a contar com o quadro “Questão de Estado”, onde os secretários de Estado serão convidados para falar sobre temas pertinentes e prestar esclarecimentos à população, que geralmente envia perguntas pelas redes sociais. O programa será semanal e as perguntas dos cidadãos e dos veículos de comunicação serão recebidas durante toda a semana.
“O diálogo direto com o cidadão tem sido uma busca constante na gestão pública. Hoje, com a tecnologia disponível, isso é cada vez mais possível. Então, algumas perguntas são comuns e vem de diferentes regiões e de várias pessoas. Vamos reunir esses temas e, numa conversa franca, abrir mais um canal onde o cidadão terá acesso à informação com a clareza e a responsabilidade necessária. Pela Secom, inclusive, recebemos demandas de veículos de comunicação no interior do Estado, que receberão esse material para informar a população sobre obras e serviços realizadas na própria região e que interessam ao cidadão diretamente, pois ele é o maior responsável pelas ações do Estado”, afirma o secretário de Comunicação Daniel Nardin.
Clique aqui e ouça o programa que foi ao ar nesta segunda-feira.
Clique aqui e assista ao programa na internet.