Voleibol feminino do Marajó chega a Belém com a meta de vencer o Super JEP
Já está em Belém a equipe de voleibol feminino da Escola Estadual Nicias Ribeiro, que vai representar o Arquipélago do Marajó no Super JEP, a etapa mais importante dos Jogos Estudantis do Pará. As competições iniciam nesta quarta-feira, 12, às 18h, no Ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL). Incluída a equipe técnica, a comitiva marajoara é formada por 27 pessoas. Para chegar à capital paraense, as atletas de Portel enfrentaram uma viagem de 18 horas, em navio, mas segundo elas o cansaço não será empecilho para que entrem em campo e lutem pelo tão esperado título de campeãs. O objetivo das meninas é seguir rumo aos campeonatos nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A líder da equipe, Jéssica Mendonça, de 17 anos, foi quem deu o recado aos times adversários. “Sempre disputo os JEP com a mesma garra, para ganhar, e tenho certeza que farei um grande campeonato em Belém. Pode até ser difícil, mas sabemos que essa vitória será muito importante para nós e para o município de Portel”, disse. A aluna-atleta é tida como uma referência entre as colegas de time por já ter um histórico de disputas e de conquistas, desde que iniciou a vida esportiva, aos 13 anos, disputando nas competições da categoria “A”. Hoje, além dos títulos das etapas regionais, acumula experiência para incentivar e liderar as companheiras de equipe.
Nos últimos sete anos, o time de voleibol feminino disputou as fases principais dos JEP, chegando a três finais, sem, no entanto, conseguir a tão ambicionada vitória. Nesta edição dos JEP elas foram classificadas mais uma vez na categoria B (15 a 17 anos), depois de uma boa campanha dentro de casa, na seletiva regional realizada em junho, em Portel, o que reacendeu o sonho de levar o título para casa. E se depender treinador, Paulo de Almeida Gomes, o sonho tem tudo para se transformar em realidade . “A nossa equipe tem um diferencial, que é a superação e a força para crescer e vencer, seja na vida ou no esporte. Antes da viagem, trabalhamos muito para fazer um grande campeonato estadual e, dessa vez, vamos conquistar o título”, afirma.
Campeonato – Os Super JEP 2015 terá a participação de 1.600 alunos das escolas públicas e privadas do Pará. A seletiva estadual receberá disputas nas modalidades coletivas e individuais nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos), de vôlei, handebol, futsal, basquete, tênis de mesa, luta olímpica e xadrez.
A fase estadual dos Jogos Estudantis do Pará é promovida pelo Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação (Seduc), e é considerada a segunda competição estudantil mais antiga do Brasil. Os alunos-atletas classificados na fase estadual representarão o Pará na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, quinto maior evento esportivo dessa catergoria do mundo.
Segundo a coordenadora do NEL, Ana Glória Guerreiro, os classificados desta seletiva integrarão uma comitiva composta por 360 pessoas, entre alunos-atletas, dirigentes, fisioterapeutas, médicos e jornalistas, que representarão o Pará em Fortaleza (CE), no período de 1º a 13 de setembro, e em Londrina (PR), de 10 a 23 de novembro.
Desde as seletivas municipais, os JEP já mobilizaram 25 mil alunos das escolas públicas e particulares em diversas modalidades competitivas. As disputas regionais ocorreram entre maio e junho deste ano, em São Miguel do Guamá, Maracanã, Ponta de Pedras, Mojú, Curuçá, Portel e Marabá.