Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO
English Version

Abelardo Santos contribui para a formação de profissionais na área da saúde

Mais de 3,5 mil estudantes participaram do programa de ensino do maior hospital público do Pará nos últimos dois anos, fortalecendo o SUS no Estado

Por Diego Monteiro (HRAS)
23/09/2025 08h00

Reconhecido como a maior unidade de saúde pública do governo do Pará e referência no atendimento gratuito a mulheres, crianças e povos indígenas, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, também se consolida como um dos principais centros de formação acadêmica e qualificação de profissionais da saúde no Estado.

Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, mais de 3,5 mil estudantes, entre graduandos, pós-graduandos, residentes, mestrandos e pesquisadores, passaram pelo hospital para realizar estágios práticos, tanto em nível técnico quanto superior. Nessa etapa, eles vivenciam as rotinas hospitalares e os processos de atendimento 100% gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sempre sob supervisão.

Um exemplo dessa experiência é do estudante de enfermagem Gustavo Santiago, 25 anos, que está na etapa final de sua formação. Ele acompanha a rotina dos pacientes, como é a do pequeno Wendel Leonel, de apenas oito meses. Wilma de Nazaré, mãe do bebê, elogiou o programa de ensino e os cuidados recebidos: “Acho maravilhoso quando uma pessoa estuda, se qualifica para ajudar a população. Isso me enche de alegria, pois saúde é uma necessidade”, afirmou.

Para Gustavo Santiago, a vivência no HRAS tem sido determinante para sua carreira. “Aprender em uma unidade de média e alta complexidade contribui para a formação de qualquer profissional. Tem peso e gera oportunidades. E o hospital nos oferece essa bagagem, principalmente pelo perfil assistencial e pelas mais de onze especialidades disponíveis aqui. Ao sair daqui, saio preparado”, ressaltou.

A formação prática oferecida pelo Hospital Abelardo Santos tem impacto direto no desempenho dos alunos no mercado de trabalho. Muitos conquistam vagas em instituições de referência, ingressam em programas de residência multiprofissional e médica e assumem funções estratégicas em serviços públicos e privados de saúde, evidenciando a qualidade do ensino e a excelência vivenciada na unidade.

Pesquisa

Os estudantes e residentes recebem orientação constante, capacitação nos fluxos de atendimento e uma formação de excelência, sob a supervisão do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRAS. Além disso, são estimulados a desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas. Como reflexo desse incentivo, nos anos de 2023 e 2024, foram realizadas cerca de 20 pesquisas no Hospital Abelardo Santos.

Segundo a coordenadora do DEP, Brenda Tanielle, mais de 80% dos futuros profissionais que passam pela unidade anualmente permanecem no Pará. “Ou seja, quem ganha são os paraenses, que passam a contar com um serviço de saúde mais qualificado, com mais profissionais disponíveis e com foco na humanização e no profundo entendimento da realidade de um hospital público”, destacou.

Brenda também enfatizou a importância do HRAS nos campos do ensino e da pesquisa. Prova disso é a publicação frequente de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, além da presença em eventos relevantes, como o mais recente Simpósio Internacional de Enfermagem, realizado em São Paulo, onde foram apresentados trabalhos desenvolvidos por colaboradores e estagiários.

No primeiro semestre de 2025, o hospital consolidou sua produção acadêmica com publicações e a participação na elaboração de um capítulo de livro, fruto de pesquisas em diversas áreas da saúde. Essas iniciativas reforçam a pesquisa e o ensino como pilares para a qualidade assistencial, para uma assistência de qualidade e uma gestão comprometida com a segurança do paciente.

“Isso reforça também o nosso compromisso em incentivar não apenas os estudantes e residentes, mas também os próprios profissionais que trabalham aqui e estão na linha de frente, atuando diretamente com os pacientes. Muitos deles se sentem motivados a estudar e produzir trabalhos científicos com o objetivo de aprimorar a nossa assistência e a entrega ao usuário”, acrescenta a coordenadora.

Estrutura

Com quase dois mil profissionais e mais de um milhão de atendimentos por ano, o Hospital Abelardo Santos conta com uma infraestrutura de internação e ambulatório, distribuída em uma área de 28 mil metros quadrados, com onze especialidades: vascular, urologia, cirurgia torácica, cirurgia ginecológica, mastologia, endoscopia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia.

O HRAS dispõe de serviço de urgência e emergência 24 horas, voltado para o atendimento de crianças e mulheres nas especialidades de ginecologia e obstetrícia. Ao todo, são 360 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, a unidade se destaca como um dos principais centros de tratamento de diálise e hemodiálise do estado, com 24 máquinas.

Segundo o diretor técnico, Marcel Ramalho, o incentivo a estudos e pesquisas é um dos pilares do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), que administra o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ele destaca que a unidade é estratégica para o Estado, ao formar profissionais qualificados, fomentar a produção científica e integrar assistência, ensino e inovação.

Para o diretor, o Departamento de Ensino e Pesquisa contribui para a melhoria dos serviços de saúde ao promover atualização técnica, troca de conhecimento e práticas baseadas em evidências. “Quando investimos em qualificação e pesquisa, não estamos apenas preparando profissionais para o futuro, mas fortalecendo a assistência no presente, garantindo ao paciente um cuidado seguro, humanizado e de excelência”, afirma Marcel.