Casal norte-americano ministra oficinas de música na Uepa
Postura, leitura de partituras, respiração e exercícios para a voz fazem parte das oficinas de regência coral e canto lírico ministrada pelo casal norte-americano Carol Wilson Hill e David Michael Hill. Intitulada de Master Class, as oficinas são promovidas pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), e ocorrem até esta sexta-feira (14), de 8h as 12h, na Sala de Recitais, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.
A programação reúne estudantes, professores e músicos que recebem dicas de como melhorar o desempenho musical. “Deixamos as pessoas regirem enquanto ajudamos com a boa forma, a postura, a expressão e todos os gestos necessários para uma boa regência”, explica a mezzo-soprano Carol Wilson Hill.
Além de ajudar no desempenho musical, as oficinas proporcionam ao participante um aprendizado rápido e intensivo. “Quando se está fazendo uma aula normal, dura o semestre inteiro. Na Master Class fazemos muita coisa em pouco tempo, de forma mais concentrada no trabalho”, ressalta o pianista David Hill. O músico ainda destaca que esse é um momento de intercâmbio de conhecimentos, onde os participantes podem aprender e ensinar ao mesmo tempo.
Para o coordenador da atividade e professor da Uepa, Urubatan de Castro, o evento faz ponte entre a música internacional e paraense. “Não vivemos isolados do mundo. Estamos em um momento de aglutinação de culturas em um mundo transcultural”, afirma. A Master Class faz parte das ações do Programa de Extensão Universitária (PROEXT) e do Núcleo de Arte e Cultural (NAC) da Universidade.
O cenário musical
O casal Hill comenta sobre o cenário musical em Belém. Segundo eles, o público que procura as oficinas musicais é formado em maior parte por jovens. Carol diz estar satisfeita com o desenvolvimento da música erudita no Pará. “Encontramos muitos talentos aqui, como nos festivais de ópera onde não é preciso trazer pessoas de fora. O povo daqui já pode encher todo o elenco se quiser”, diz ela.
Casal Hill
Carol e David Hill formam o Duo Camerístico e são naturais do estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Eles atuaram em Belém de 1988 a 2001. Carol ensinou canto lírico no Conservatório de Música Carlos Gomes. Já se apresentou como solista do Coro Helena Cardoso da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a composição Gloria de Vivaldi, em 1995, e no dueto Stabat Mater de Pergolesi, em 1996.
Ela também participou de cenas de ópera no Theatro da Paz e na Igreja de Santo Alexandre. De 1988 a 2001, David Hill foi professor de música e acompanhante do Coro do Seminário Batista Teológico Equatorial.
Nesta quinta-feira (13), o casal se apresenta no Museu Histórico do Estado do Pará (MEHP), às 19h. O Museu fica localizado na rua Tomásia Perdigão, s/n, em frente a praça D. Pedro II, no bairro da Cidade Velha. A entrada é franca.