Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Ações sustentáveis são desenvolvidas na Universidade do Estado do Pará

Instituição destaca iniciativas que vêm sendo implementadas para reduzir a produção de resíduos e promover práticas mais sustentáveis em seus campi

Por Marília Jardim (UEPA)
19/09/2025 15h52

No Dia Mundial da Limpeza, celebrado amanhã, 20, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) destaca as iniciativas que vêm sendo implementadas para reduzir a produção de resíduos e promover práticas mais sustentáveis em seus campi.

Entre as medidas, a instituição avançou na discussão sobre a destinação adequada de resíduos de construção civil, por meio da reunião entre a Coordenação de Arquitetura e Engenharia da Uepa e o Instituto Alachaster, com o qual mantém termo de cooperação. O diálogo busca alinhar estratégias que possibilitem a gestão mais responsável dos resíduos provenientes de obras realizadas na universidade. Para Soraya Costa, vice-presidente do Instituto Alachaster, esse é o momento em que “precisamos dar destinação adequada aos resíduos de construção”. A solução pode vir de exigências contratuais que estimulem aos prestadores de serviços as condições para o descarte correto de resíduos.

Durante a 2ª Semana do Meio Ambiente, realizada em junho com o tema “Gestão de resíduos e mudança climática: o papel da Uepa, a COP 30 e o compromisso com um futuro sustentável”, foram implantados Ecopontos em todos os campi da capital e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para coleta de óleo de cozinha no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). A programação também contou com oficinas de compostagem, como a atividade “Compostagem Caseira: Princípios e Montagem”, que apresentou formas acessíveis de reduzir resíduos orgânicos e transformá-los em adubo natural.

O Programa Uepa Ambiental tem desempenhado papel central nessas ações. Com foco em educação e conscientização, o programa incentiva a prática da coleta seletiva e difunde os 8 R’s da sustentabilidade, além de apoiar eventos como a SEBio 2025, na qual foram promovidas palestras sobre gestão de resíduos e mudanças climáticas, e coleta de resíduos eletroeletrônicos.

Outra frente importante foi o encontro com o Instituto Lixo Zero, que discutiu possibilidades de cooperação técnica para fortalecer a cultura da redução, reutilização e reciclagem dentro da universidade. “Durante o encontro, com o presidente do Instituto Lixo, Zero Rodrigo Sabatini, foram pautadas as possibilidades de integração entre as ações da universidade e as iniciativas do Instituto, com o intuito de fortalecer as ações ambientais da Uepa e criar soluções inovadoras para uma gestão mais eficiente e responsável dos resíduos gerados nos campi”, apontou Carla Linhas, técnica do programa Uepa Ambiental.

Com essas ações, a Uepa reafirma seu papel na promoção de uma gestão sustentável dos recursos e no fortalecimento da cultura ambiental dentro e fora da comunidade acadêmica, alinhando-se aos desafios globais das mudanças climáticas.