Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOM DA ESPERANÇA
English Version

Moradora de Goianésia do Pará festeja o fim do tratamento na Unacon, unidade oncológica do governo do Pará

Dona Benedita, de 83 anos, tocou o “Sino Dourado da Vitória”, celebrando sua alta médica, após sete anos de tratamento

Por Governo do Pará (SECOM)
15/09/2025 17h35

Há nove anos em funcionamento, a Unacon tem se destacado pelo impacto positivo na vida de pacientes oncológicos de toda a região. Nesse período, já foram realizados milhares de atendimentos, incluindo consultas, exames, retornos e procedimentos. Muitos pacientes seguem em tratamento e cada vez mais próximos da cura. Um dos exemplos mais emocionantes é o de Dona Benedita, de 83 anos, moradora de Goianésia do Pará, que nesta segunda-feira (15) tocou o “Sino Dourado da Vitória”, celebrando sua alta médica após sete anos de tratamento.

Diagnosticada com câncer de mama em 2018, ela foi encaminhada pela rede de atenção básica de saúde de seu município para a Unacon, referência no atendimento oncológico nas regiões do Lago de Tucuruí, Carajás e Araguaia. Após passar por todas as etapas do tratamento, Dona Benedita comemorou o momento como uma vitória.

“Recebi um acolhimento imenso de todos, com tudo o que eu precisava. De forma rápida, toda a equipe me direcionou para os procedimentos. A relevância da Unacon e de toda a equipe em minha vida foi fundamental para a rapidez com que tudo ocorreu. Hoje, após sete anos de tratamento, recebo a bênção de Deus, que, por meio dos médicos e profissionais da Unacon, me proporcionou a cura. Retorno à minha cidade com a certeza de que desfrutarei de uma vida plena e com saúde restabelecida”, celebrou.

Dona Benedita também fez questão de agradecer ao maqueiro Antônio Marcos Serrão Brito, que a acompanhou em toda a caminhada. “Esse homem de Deus, assim como todos da Unacon, foi meu amigo, filho, um irmão que nunca me abandonou. Que Deus o abençoe em toda a sua vida”, emocionou-se.
 
Além da hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia, a Unacon oferece consultas, exames laboratoriais, cirurgias oncológicas e acompanhamento após os procedimentos. “Nosso propósito é assegurar um atendimento humanizado, acolhendo os pacientes com carinho, respeito e esperança”, destacou Amanda Cavalcante, assistente social da unidade.

O toque do sino é considerado um ritual simbólico de vitória, que representa o encerramento de uma etapa do tratamento e a celebração da vida. Para a coordenadora da Unacon, Samara Nunes, é sempre um momento marcante. “Todos os dias recebemos novos pacientes. O sino é símbolo de luta, resistência e vitória. É quando o paciente diz: ‘eu consegui’, enche os olhos de lágrimas e toda a equipe se emociona em ter contribuído para a cura”, afirmou.

Sobre a Unacon
 
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), localizada na Vila Permanente, em Tucuruí, é administrada pelo Instituto Diretrizes e supervisionada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). Desde 2016, a instituição atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de municípios das regiões do Lago de Tucuruí, Carajás e Araguaia, beneficiando uma população estimada em 2,5 milhões de pessoas.
 
Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT/UNACON