Obras do Hospital Materno-Infantil de Marabá ultrapassam os 70% de execução
Unidade terá 135 leitos e será referência para mães e crianças em 18 municípios da Região de Integração do Carajás

Na manhã deste sábado (13), durante agenda em Marabá, no sudeste paraense, para participar da Cavalgada que marca a abertura da 37ª Expoama, o governador do Pará, Helder Barbalho, conferiu de perto as obras do Hospital Materno-Infantil do município, que está sendo implantado na Nova Marabá. O projeto, realizado em parceria com a Vale, já alcança 73% de execução e tem previsão de entrega para 2026.
O novo equipamento público vai ampliar a assistência à saúde de mães, bebês e crianças em Marabá e em mais 17 municípios da Região de Integração de Carajás. A unidade será gerida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a importância do empreendimento para a região. “Hoje (neste sábado, 13), durante a abertura da Cavalgada da Expoama, aproveitei para vistoriar as obras do Hospital Materno-Infantil de Marabá. O governo do Pará está avançando na construção dessa unidade, que deve ser entregue em 2026. Toda a região de Marabá e municípios vizinhos terão um hospital moderno para cuidar das mães, dos bebês e das crianças, garantindo mais saúde e qualidade de vida para nossa população”, ressaltou.
A secretária estadual de saúde, Ivete Gadelha Vaz, também salientou a importância da unidade. “O Hospital Materno-Infantil de Marabá representa um avanço significativo na assistência à saúde materna e infantil do Sudeste do Pará. Com essa estrutura moderna e completa, conseguiremos atender com mais qualidade, humanização e segurança mães, bebês e crianças de Marabá e municípios vizinhos. Estamos comprometidos em garantir que a entrega da obra seja marcada por excelência no cuidado à vida”, assegurou.
Estrutura do hospital - O hospital contará com quatro pavimentos (subsolo, térreo e mais quatro andares), em uma área total de 12 mil m², com 135 leitos: 86 de enfermaria, 30 de UTI, 10 de UCI, cinco de mãe canguru e quatro de isolamento. O bloco cirúrgico terá três salas de cirurgia geral e uma sala de parto cirúrgico, enquanto o Centro de Parto Normal contará com oito salas de pré-parto, parto e pós-parto.
No subsolo, estarão vestiários, circulação vertical, áreas técnicas, manutenção e almoxarifado. No térreo ficarão a Emergência, ambulatórios, hall, áreas sociais, diagnóstico e administração. O 1º pavimento abrigará a UTI neonatal, UTI adulto, banco de leite, laboratório, UTI pediátrica e áreas de apoio; o 2º pavimento será destinado ao centro cirúrgico, centro obstétrico e agência transfusional; o 3º pavimento receberá a clínica pediátrica, e o 4º pavimento, a clínica obstétrica, circulação vertical, áreas técnicas, hall, áreas sociais e refeitório.

Atendimento - A unidade disponibilizará serviços de urgência e emergência, internação e consultas médicas, além de serviço de apoio diagnóstico e terapêutica (SADT), incluindo laboratório de análises clínicas, exames de imagem e métodos gráficos. Com exceção dos casos de urgência e emergência pediátrica e obstétrica, o acesso aos serviços será por demanda referenciada, com agendamento prévio via regulação estadual.
Empregos e impacto - Desde o início das obras, em 2023, já foram gerados mais de 200 empregos diretos e indiretos, contribuindo para a economia local e regional.
Com a construção do Hospital Materno-Infantil de Marabá, o governo do Pará reafirma seu compromisso com a saúde materna e infantil do Estado, investindo em infraestrutura moderna e atendimento humanizado para garantir mais segurança e qualidade de vida às famílias da região.
Texto: Bianca Botelho - Ascom Sespa.