Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO
English Version

Centro de Inclusão e Reabilitação oferece serviços que geram bem-estar e elevam autoestima

Em alusão à campanha nacional de valorização da vida, evento reforça a importância do acolhimento e do cuidado integral com a saúde física e emocional

Por Danielle Carvalho (CIIR)
12/09/2025 16h38

Com o lema “Escutar salva. Acolher transforma”, proposto pelo Governo do Pará, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou nesta sexta-feira (12) uma programação do "Setembro Amarelo", mês alusivo à valorização da vida. A iniciativa contou com a parceria do Grupo Rede de Solidariedade Pará, que reuniu 15 voluntários, entre massoterapeutas, cabeleireiros, podólogos, esteticistas, enfermeiros e terapeutas integrativos, para ofertar atendimentos gratuitos no auditório da instituição.

Corte de cabelo também beneficiou o público infantil, no auditório do CIIR

Organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a ação beneficiou usuários, acompanhantes e profissionais do CIIR com serviços voltados ao cuidado e ao bem-estar. “Entre as atividades, estiveram corte de cabelo, tranças para crianças, massagem, limpeza de pele, podologia, aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Tudo para deixar o ambiente ainda mais acolhedor”, informou Ivana Pimentel, presidente do GTH.

O momento também foi marcado por apresentação do coral Vocalize, no hall do Bloco C, com um repertório regional.

Coral Vocalize levou música regional a usuários, acompanhantes e profissionais do CIIR

Valorização da vida - A fundadora do Grupo Rede de Solidariedade Pará, Patrícia Silva, disse que a proposta busca contribuir para a humanização do cuidado e a promoção da autoestima. “Essas ações ajudam muito, porque conseguimos resgatar a autoestima das pessoas. Muitas vezes elas chegam tristes e saem sorrindo. Para nós, isso não tem preço. Além de beneficiar usuários e acompanhantes, também alcançamos os colaboradores, que quando são bem cuidados, cuidam ainda melhor do próximo. Nossa missão é levar inclusão e bem-estar físico, emocional e social para hospitais, abrigos e comunidades carentes”, informou.

Joana Nicodemos elogiou a apresentação cultural e disse que o carimbó trouxe alegria ao seu dia

Entre os participantes, a costureira Joana Nicodemos, 62 anos, que aguardava consulta oftalmológica no CIIR, falou sobre a alegria de assistir ao evento cultural. “Cheguei para minha consulta e me deparei com essa belezura de carimbó. Eu adoro carimbó desde mocinha. Foi maravilhoso, porque além do atendimento médico a gente se diverte, canta e dança. Isso é muito importante, porque une saúde com alegria. Eu achei muito bom”, contou Joana.

O assistente de Oficina Ortopédica do CIIR, Washington Silva, 35 anos, também aproveitou os serviços oferecidos, como aferição de pressão arterial, massagem e limpeza de pele. “A gente quase não tem tempo no dia a dia. Quando a instituição promove iniciativas assim, faz muita diferença. Saí renovado, mais leve e pronto para retomar às atividades com mais disposição e qualidade de vida”, destacou o profissional.

O profissional Washington Silva aproveitou para renovar as energias

Inclusão - O Grupo Rede de Solidariedade Pará atua desde 2018, realizando ações em hospitais, instituições sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade. No CIIR, a parceria reforça o compromisso da instituição em unir cuidado integral, valorização da vida e acolhimento humanizado, em sintonia com o propósito do "Setembro Amarelo".

O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Parceria do CIIR com o Grupo Rede de Solidariedade Pará reforça compromisso com a valorização da vida e o acolhimento humanizado

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, bairro Val de Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 / 58 / 59.

 Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR