Cosanpa reforça serviços em Alter do Chão para Sairé 2025
Cosanpa realiza manutenção preventiva do sistema hidrossanitário dos banheiros públicos do distrito, em Santarém, que se prepara para receber turistas na Vila

Às vésperas do Sairé, evento importante que celebra a identidade cultural e a tradição do povo local, moradores da Vila balneária de Alter do Chão, já começam a respirar o clima da festividade. Na praça principal, em frente à Ilha do Amor, a comerciante Roseane Almeida arruma a barraca de lanches que mantém no local e fala com entusiasmo sobre a expectativa para o período.
“Esse é o período em que Alter do Chão fica mais movimentado, e a gente precisa estar preparado. Saber que teremos o apoio da Cosanpa dá mais tranquilidade, porque abastecimento de água e limpeza nas fossas são fundamentais para acolher bem quem chega aqui”, destacou Roseane.

O trabalho, mencionado pela comerciante, faz parte da atuação da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em parceria com a prefeitura de Santarém. De acordo com o coordenador do sistema de esgotamento sanitário da Companhia, Jamison Leal, ações são realizadas todos os anos como reforço à infraestrutura da vila.
Durante esta semana, equipes realizam manutenção preventiva do sistema hidrossanitário dos banheiros públicos da Vila de Alter do Chão. Serviço necessário devido ao aumento do fluxo de turistas na Vila.

“É um trabalho feito todo ano em parceria com a prefeitura, a Cosanpa entra com a limpeza do sistema das fossas dos banheiros públicos das praças e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)", afirma Jamison Leal.
Além dos serviços de esgotamento, a Cosanpa também está reforçando o sistema de abastecimento de água da vila. Para isso, foi realizada uma interligação na saída do reservatório principal até o reservatório que abastecerá o Sairé.

“A medida vai garantir fornecimento de água adequado durante toda a programação, atendendo comerciantes de alimentos e visitantes.” Destacou o Gestor da Cosanpa, na região do baixo amazonas, Juca Pimentel”
Este ano, a expectativa na vila, é receber mais de 100 mil visitantes no período da tradicional festa do Sairé. Para quem visita Alter do Chão, as melhorias fazem a diferença. O José Chalub, é de Vitória, capital do Espírito Santo, e chegou à vila pela primeira vez e aprovou o que viu.

“É um lugar lindo, tranquilo, seguro e organizado, além das belezas naturais que encantam. Já participei até de roda de carimbó, dá para sentir que Alter do Chão se prepara de verdade para o Sairé, fiquei com vontade de participar”, concluiu o turista.
Com a união de esforços, moradores, turistas e poder público se preparam para mais uma edição do Sairé, que promete movimentar Alter do Chão e reafirmar a tradição cultural da região.

Obras da Cosanpa em Alter do Chão
A Cosanpa mantém obras do sistema de abastecimento de água em Alter do Chão. O projeto conta com um poço de 250 m3/h de vazão e dois reservatórios com capacidade de 400m3 e 300m3. Serão 39 quilômetros de rede de distribuição de água e 1.254 ligações domiciliares, com sistema de Macromedição e Automação.
Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa