Pará conquista primeira medalha nos Jogos da Juventude com bronze no ciclismo
Elisa Carine, de 15 anos, subiu ao pódio em Brasília e garantiu o primeiro resultado da delegação paraense na competição nacional

O Pará conquistou, na manhã desta quinta-feira (11), a primeira medalha nos Jogos da Juventude 2025, em Brasília (DF). A ciclista Elisa Carine, de 15 anos, garantiu o bronze na prova de velocidade feminina, realizada no Parque Burle Marx. A conquista marca o primeiro pódio da delegação paraense na maior competição multiesportiva do país para atletas de 15 a 17 anos, promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
“Estou muito feliz pela minha medalha de bronze, foi bem difícil. A prova contou com atletas de alto nível e eu estou muito feliz com esse resultado. Amanhã entro em mais uma prova de ciclismo, o objetivo é trazer mais uma medalha para o meu Estado”, comemorou Elisa após a conquista.

Delegação paraense estreia em diversas modalidades
A delegação do Pará participa do evento com 217 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Nesta quinta-feira, além do ciclismo, o Estado estreou também no atletismo, natação e tênis de mesa. No tênis de mesa, o jovem Ryan Souza, de 15 anos, mesmo após derrota na primeira partida, destacou o aprendizado:

“É muito bom estar aqui, o clima é bem diferente. Infelizmente não ganhei a minha partida, mas amanhã vamos tentar a primeira vitória e, quem sabe, buscar uma medalha na competição.”
Reconhecimento ao talento da juventude paraense
O secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, ressaltou a importância do resultado e o papel dos Jogos como vitrine para os atletas paraenses.
“A conquista da primeira medalha com a Elisa mostra a força do esporte paraense e o talento da nossa juventude. Mais do que subir ao pódio, é importante ver nossos atletas representando o Pará com dedicação, garra e entusiasmo em uma das maiores competições do país. Temos certeza de que outros bons resultados virão até o fim dos Jogos”, destacou.
Próximas etapas
Neste primeiro bloco, a delegação do Pará conta com 52 atletas distribuídos entre atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação e tênis de mesa.
12 de setembro: embarque do segundo grupo, com disputas em wrestling (luta olímpica), basquete, futsal e vôlei de praia.
18 de setembro: embarque do terceiro bloco, que competirá em badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e vôlei.
A programação esportiva continua nesta sexta-feira (12), a partir das 8h40, com provas em todas as modalidades do primeiro bloco.