"Detran nas Universidades" promove oficina sobre trânsito e sustentabilidade
Estudantes da Uepa sugerem inciativas para reduzir impactos do trânsito ao meio ambiente

Os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Pará (Uepa) tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (11), sobre trânsito e sustentabilidade. A turma recebeu os agentes de educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que aplicaram a oficina "Caminhos para um Trânsito Sustentável”, cuja premissa é promover reflexão crítica e construção de propostas relacionadas à tríade trânsito, meio ambiente e sustentabilidade. A iniciativa integra as ações do projeto "Detran nas Universidades", que discute a temática da segurança viária ao longo do ano com estudantes de graduação.
A oficina objetiva estimular o protagonismo acadêmico e a compreensão dos discentes acerca da relação entre trânsito, impactos ambientais e desenvolvimento sustentável, analisando possíveis soluções quanto a problemas reais envolvendo o trânsito na região amazônica.

Panmela Quaresma, gerente de Cultura de Trânsito, unidade vinculada à Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran, explica que o debate na Uepa foi pensado pelos agentes Lucas Lima e José Henrique, com o intuito de que todos possam repensar práticas em relação à preservação do meio ambiente. No caso do trânsito, ela cita como exemplo, atitudes negativas, como o descarte de resíduos sólidos de dentro dos veículos, o descarte inadequado de pneus e a emissão de poluentes dos veículos. “A comunidade acadêmica tem muitas ideias e quase sempre é muito empenhada nesses discussões, então, essa ação é uma contribuição que queremos dar para ações futuras”, explica.
Na oficina, os participantes foram convidados a refletir sobre como o trânsito dialoga com a sustentabilidade no dia a dia. A atividade começou com uma roda de conversa, a fim de sondar o entendimento dos alunos sobre a temática, e, depois, com uma dinâmica de fotografias, em que cada aluno escolheu uma imagem que remetesse à sua vivência urbana ou rural. A partir dessas escolhas, surgiram debates sobre o que significa viver em uma cidade mais sustentável.

Em seguida, os estudantes participaram da palestra “Trânsito Seguro e Sustentabilidade” e, em grupos, criaram miniprojetos com propostas práticas para Belém, conectando suas áreas de atuação ao desafio de um trânsito mais seguro e sustentável. Ao final, além das trocas e aprendizados, cada participante levou para casa uma ecobag, como símbolo do compromisso coletivo com a sustentabilidade.
A pró-reitora de graduação da Uepa, Acylena Coelho, destacou que a parceria com o Detran abre precedência para projetos futuros e contribui para engrandecer o conhecimento dos alunos, principalmente em uma área sensível como a educação para o trânsito.

Já a professora do Departamento de Ciências Naturais, Luciana Farias, disse que a iniciativa é necessária para refletir e gerar ações concretas para tornar o trânsito mais seguro e sustentável. A aluna Vanessa Ramos declarou que esse tipo de ação ajuda na reeducação do trânsito, trazendo mais consciência e resposabilidade para todos. “Foi muito enriquecedor e percebi que pequenas atitudes podem fazer uma enorme diferença no trânsito”, destacou.