Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
English Version

Codec articula investimentos para o Distrito Industrial de Barcarena

Encontro com investidor do setor de fertilizantes reforça papel do Governo do Pará na expansão da base industrial do Estado

Por Thais Menezes (CODEC)
11/09/2025 16h39

O potencial do Distrito Industrial de Barcarena atrai, cada vez mais, interessados em investir no Pará. Na tarde desta quinta-feira (11), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realizou uma reunião on-line com um investidor do setor de fertilizantes, que estuda ampliar sua atuação para o Estado do Pará. O encontro foi conduzido pelo diretor de Atração de Investimentos e Negócios, Manoel Ibiapina, e contou com a participação da gerente de Atendimento a Novos Negócios, Sabrina Sena.

Durante a reunião, foram apresentadas as oportunidades de instalação de um empreendimento em Barcarena, município da Região Metropolitana de Belém, estratégico pelo Porto de Vila do Conde e o crescente papel como polo logístico e industrial. O investidor demonstrou interesse em um terreno entre 10 e 12 hectares, com possibilidade de expansão futura, voltado para atividades de armazenagem, mistura e logística de fertilizantes.

O porto é um dos principais atrativos para empreendimentos na região

“Nosso objetivo é desenvolver um projeto que não concorra, mas complemente a cadeia já existente em Barcarena. Há uma demanda expressiva por serviços diferenciados, como a distribuição em sacaria de 50 kg, que atende médios produtores, e a agricultura familiar. Enxergamos em Barcarena um grande potencial para ampliar a integração com mercados da Amazônia, como Amapá, Roraima e Manaus (AM)”, destacou o investidor durante a reunião.

Potencial - Com área total de 5.364 hectares, dos quais 1.277 ha ainda estão disponíveis para receber empreendimentos, o Distrito Industrial de Barcarena já abriga 89 empresas, que geram mais de 5,5 mil empregos diretos e mais de 21 mil empregos indiretos. Esses números reforçam a posição do município como polo estratégico para a atração de empreendimentos industriais e logísticos.

Para o diretor Manoel Ibiapina, a proposta está alinhada com a estratégia do Governo do Pará de diversificar e fortalecer o ambiente de negócios. “A Codec tem trabalhado para atrair empreendimentos que agreguem competitividade e sustentabilidade à economia do Estado. Barcarena é hoje um dos territórios mais estratégicos para novos investimentos, e seguimos empenhados em oferecer segurança, transparência e apoio institucional a quem deseja se instalar no Pará”, afirmou.

Como encaminhamento, a Codec apresentará até três opções de áreas no Distrito Industrial de Barcarena com capacidade para atender às necessidades do empreendimento, reforçando seu papel como articuladora de investimentos que geram emprego, renda e desenvolvimento regional.