Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa funciona normalmente para coleta de sangue no feriado deste sábado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/08/2015 16h11

A Fundação Hemopa funcionará normalmente para coleta de sangue neste sábado (15), feriado da Adesão do Pará à Independência do Brasil. Em Belém, as doações podem ser feitas na sede do hemocentro, em Batista Campos, e na Unidade Hemopa Castanheira, na BR 316, km 1. A manutenção do horário do serviço deu-se em função da necessidade de reforçar o estoque estratégico, cuja necessidade maior é com os tipos O e A Positivos.

Com a campanha “Agosto vermelho”, desde o início deste mês, o Hemopa convoca a população potencialmente doadora e instituições parceiras para incrementar as coletas de sangue encaminhando voluntários. “A mobilização envolve o apoio de todas as esferas e a sociedade civil organizada. Também ressaltamos a importância da colaboração das doações de familiares e parentes de pacientes internados na rede hospitalar. A responsabilidade é de cada um”, diz a gerente de captação de doadores, Juciara Farias.

Desde o dia 1º até o dia 12, foram registrados 2.599 comparecimentos na sede e na unidade de coleta na BR-316, que resultaram em 2.020 coletas. O hemocentro também tem feito campanhas externas, em que as instituições dispõem de espaço adequado para o procedimento, garantindo segurança e condições favoráveis para o doador.

Até o momento, firmaram parceria com o “Agosto Vermelho” as secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Planejamento (Seplan) e Comunicação (Secom); Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); organização social Pará 2000; Movimento Vem Pará Rua; Polícia Federal; torcedores do Corinthians; I Comando Aéreo Regional (I Comar)/ Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (Binfae-BE); Marinha do Brasil/ 4° Distrito Naval; e Centro de Formação Almirante Braz de Aguiar. Sinalizaram interesse ainda a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, os shoppings Castanheira, Boulevard e Pátio Belém, além da agência CA Comunicação.

Com a parceria de mais um campeonato da doação de sangue entre os times do Remo e do Paysandu, que mobilizam as torcidas pelas redes sociais, a ação estratégica ganhou mais um fôlego e a expectativa de elevar o número de coletas, até o fim do mês.

Leonardo Augusto Trindade Miranda, 21, é doador há mais de três anos. Ele começou a doar quando viu uma matéria na TV falando da queda no estoque de sangue. “Hoje vim aqui porque vi nas redes sociais um pedido da diretoria do Paysandu, que aderiu à campanha Agosto Vermelho e solicitou que viéssemos. É uma ação importante, pois além de mostrar a força do time no Estado, ajuda a quem precisa do sangue para viver”, afirma o torcedor. Na próxima segunda-feira (17), o Hemopa vai divulgar a primeira parcial de comparecimentos dos torcedores de ambos os times.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos –, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Menores de idade doam apenas com autorização do responsável. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.