HRPM inaugura cartório e facilita registro de bebês nascidos na unidade
O objetivo principal da iniciativa é garantir que os recém-nascidos na maternidade do HRPM já saiam com sua certidão de nascimento, de forma gratuita e imediata

Referência no atendimento a gestações de alto risco, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, inaugurou neste mês o serviço de cartório dentro da unidade, garantindo mais conforto e praticidade às mães. Agora, os bebês nascidos no HRPM já podem receber alta hospitalar com a certidão de nascimento emitida.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o HRPM, a prefeitura de Breves e o Cartório do 1º Ofício de Registro Civil da Comarca de Breves, formalizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica que viabilizou a instalação da Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento nas dependências do hospital.
Ester Caroline da Silva foi o primeiro bebê registrado no cartório do Regional do Marajó. A mãe, Luciene Silva de Freitas, contou que recebeu um ótimo atendimento no hospital e destacou que o novo serviço é um grande avanço, por facilitar o processo de registro.
“É muito bom o serviço de cartório no hospital, porque nos ajuda. Agora não precisamos nos deslocar para o cartório, é só ter os documentos em mãos. A criança já sai com o documento”, pontuou a dona de casa. Ela elogiou o HRPM pela qualidade e a busca contínua em inovar, sempre oferecendo o melhor atendimento para a população. “Me sinto segura aqui, pois temos todo o suporte que precisamos”, finalizou.
Jusciely Machado, diretora executiva do hospital, explica que o objetivo principal da iniciativa é garantir que os recém-nascidos na maternidade do HRPM já saiam com sua certidão de nascimento, de forma gratuita e imediata, sem necessidade de deslocamento das famílias até o cartório.
“Essa iniciativa representa um avanço significativo para a comunidade, assegurando, de forma prática e humanizada, o direito fundamental à identidade civil para os recém-nascidos”, frisou a gestora.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 17h, atendendo exclusivamente os usuários do HRPM. É importante ressaltar que registros de óbitos e natimortos não são realizados na unidade interligada, devendo ser feitos diretamente no Cartório de Breves.
De janeiro a julho deste ano, o HRPM favoreceu 315 partos para a população marajoara.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.