Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
English Version

Tecnologia desenvolvida no PCT Guamá abre caminho para gestão mais eficiente da energia

Sistema mostra em tempo real como usuário está consumindo energia

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
09/09/2025 08h00

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, tem como missão estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Entre as soluções desenvolvidas no ecossistema de inovação do PCT está o Smart Click, tecnologia criada pela Amazon Tech, empresa residente do parque. O sistema permite Gerenciar o consumo de energia e monitorar parâmetros como tensão, corrente e fator de potência, oferecendo praticidade para acompanhar o desempenho de equipamentos, residências ou estabelecimentos comerciais. O sistema realiza leituras em tempo real via internet e pode ser utilizado tanto por consumidores de energia solar quanto convencional.

“Ele ajuda na gestão do consumo de energia, o que é fundamental atualmente. Por exemplo, se a tensão cair para zero, o sistema envia um alerta, evitando prejuízo como a perda de estoques refrigerados”, explica Alex Guedes, sócio da empresa. A solução também é indicada para o setor industrial, onde o consumo de energia é elevado.

Solução contou com networking qualificado do PCT Guamá, apontam sócio de empresa
O desenvolvimento levou dois anos e contou com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Edital Finep Amazônia. A metodologia incluiu a instalação de uma usina solar fotovoltaica no telhado do Espaço Empreendedor, utilizada para validar a tecnologia.Instalada no PCT Guamá desde 2020, a Amazon Tech já firmou parcerias com o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) e participou de iniciativas como o Impulso Amazônia. 

Segundo os sócios Alex Guedes e Elionai Sobrinho, o ambiente do Parque oferece networking qualificado, acesso a editais de fomento e oportunidades de participação em projetos estratégicos, como a Minirrede Híbrida do Ceamazon. Além do Smart Click, a empresa também criou o Whatsun, plataforma para monitoramento de geradores que recebeu qualificação e apoio do programa Startup Pará, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Criada em 2018 por dois engenheiros eletricistas e um engenheiro mecânico, a Amazon Tech surgiu da experiência acadêmica e da identificação de demandas não atendidas no mercado. Especializada em energia solar, a empresa já realizou centenas de atendimentos no Pará, Amapá, Amazonas, Maranhão, Piauí e Tocantins. Os serviços da empresa incluem projetos, implantação e manutenção de sistemas solares, consultoria especializada, P&D em tecnologia e eficiência energética.

PCT é referência em inovação na Amazônia
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá.

O PCT fica nas margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, entre os campi da UFPA e da UFRA, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo tem mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 17 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica. O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.