Instituto de Gestão Previdenciária apresenta resultados da Política de Investimentos
Priorizando a transparência, a audiência contou com a participação de representantes de entidades de classe, conselheiros, servidores, especialistas do setor previdenciário e sociedade civil
O Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social (Igepps) realizou, nesta sexta-feira (5), uma audiência pública para apresentação e discussão de temas estratégicos para a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado. O evento teve como foco principal a Política de Investimentos, as práticas de Governança Corporativa e os resultados da Avaliação Atuarial do Instituto.
"A audiência pública é muito importante, pois garante mais transparência ao processo, e isso o governo do Estado vem a cada dia trazendo mais essa sensibilidade, mostrando para a população o que se faz", disse Utan Lima, técnico de Estatística e Atuária do Igepps. A audiência contou com a participação de representantes de entidades de classe, conselheiros, servidores, especialistas do setor previdenciário e sociedade civil.

“A gente está aqui para acompanhar e também para levar e multiplicar essas informações aos nossos órgãos. É de suma importância entender como é que funciona essa arrecadação e a distribuição desses recursos para o futuro, para nós que somos ativos e para aqueles que já são aposentados. A importância é a transparência, para que nós possamos atestar a lisura dos gastos que o governo tem com as arrecadações”, declarou Marcos Moraes, servidor da Fasepa (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará).
Diálogo - O encontro teve como objetivo garantir transparência na gestão dos recursos previdenciários, ampliar o diálogo com os segurados e promover o aprimoramento da governança institucional do Igepps. "Estou muito feliz de a Ouvidoria estar aqui para apresentar os nossos resultados, mostrar como está sendo feita a gestão, onde os recursos estão sendo aplicados e qual a nossa proposta de futuro. E além de ser um espaço para prestação de contas, a audiência pública é uma oportunidade para que a sociedade possa se expressar", informou a ouvidora do Instituto, Mirian Rocha Kahwage.
Durante a apresentação, foram detalhadas as diretrizes da Política Anual de Investimentos, que estabelece os parâmetros e critérios para aplicação dos recursos do Fundo Previdenciário, sempre em conformidade com os princípios de segurança, rentabilidade, liquidez e solvência.
"É fundamental que a gente tenha esse cuidado de prestar conta ao servidor, ativo e inativo, porque toda contribuição previdenciária que a gente recolhe em seu contracheque chega a nós, e a gente tem que gerenciar para fazer a melhor aplicação financeira possível, para que tenha rendimentos e consiga trazer mais retorno para a sociedade paraense. Isso é fundamental. É um momento de troca com nossos segurados, que é fundamental para que a gente consiga dar transparência às ações do Igepps", disse Henrique Mascarenhas, analista de Investimento e coordenador do Núcleo Gestor de Investimentos.
Também foram expostos os avanços na estrutura de Governança Corporativa adotada pelo Instituto. "A construção de uma previdência mais justa, eficiente e segura exige diálogo, responsabilidade e compromisso. Esta audiência pública é uma oportunidade valiosa para o governo do Estado avançar nesse caminho", afirmou o presidente do Igepps, Washington Albuquerque.

Aprovação - A realização da audiência com apresentação dos dados previdenciários foi aprovada por servidores e dirigentes participantes. “Eu achei de grande relevância para que a gente possa entender onde o nosso dinheiro está sendo investido, como está sendo usado e o retorno que ele está trazendo para nós, servidores, e para a sociedade”, disse Glória Soares, servidora da Fasepa.
“Nós apresentamos o relatório das atividades, de análise de processo, de avanço sobre a rigidez do processo de concessão de benefícios. O resultado foi muito bom”, garantiu o diretor de Previdência do Igepps, Marcos Antônio Souza.