Estação das Docas recebe estudantes do município de Vigia
O projeto de visita monitorada na Estação das Docas, realizado pela Organização Social Pará 2000, que administra o complexo, recebeu na tarde desta quarta-feira, 18, cerca de 90 crianças da Escola Municipal Quirino Nazaré Fernandes. Os estudantes vieram do município de Vigia, no nordeste paraense, especialmente para conhecer mais sobre a capital.
Durante a visita os alunos aprenderam sobre história da Estação, desde a época em que fazia parte do Porto de Belém até se transformar em um pólo turístico, cultural e gastronômico. Visitaram todos os espaços do complexo, conhecendo o Museu da Navegação, o Anfiteatro São Pedro Nolasco, todos os armazéns, Teatro Maria Silvya Nunes e o Cine Estação.
Carlos Adrian que tem 6 anos e está no 1ª ano, ficou impressionado com os guindastes do complexo. “Gostei muito, são muito bonitos e carregavam coisas pesadas”, disse.
Para a mãe do menino, Camila Rabelo, é importante apresentar ao filho a história do Estado. “Eu estudei em um momento em que a cultura e a história do Pará eram figuras muito fortes dentro da escola. Hoje, da mesma forma, quero que meu filho tenha a oportunidade de saber mais sobre a história do lugar onde ele vive, já que isso está cada vez mais distante dessa nova geração”, salientou.
Professora a mais de uma década, Maria de Jesus, destaca que esse momento é de extrema importância para as crianças. “Por viverem na zona rural, muitas delas conheciam a história do Pará apenas pela televisão e datashow. Poder apresentar um dos maiores complexos turísticos da capital nos ajuda a trabalhar um processo de valorização do bioma amazônico nessas crianças”, frisou.
O projeto de visita monitorada na Estação das Docas é realizado desde 2013, e tem como objetivo possibilitar um passeio turístico e histórico aos visitantes da Estação. Qualquer pessoa ou grupo pode fazer a visita. É só agendar previamente via email: [email protected]. O serviço é bilíngue e gratuito.
Outras informações pelo telefone (91) 3212-5525.