Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESULTADOS EXPRESSIVOS
English Version

Estudantes estaduais de Ourilândia do Norte são destaque nacional na 2ª Jornada de Foguetes, em Brasília

Ao todo, 38 estudantes da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva participaram da competição e conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
03/09/2025 16h46
O grande carro-chefe da escola é o projeto "No Topo do Saber", que tem se destacado em olimpíadas científicas nacionais

Na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Romildo Veloso e Silva, em Ourilândia do Norte, Região de Integração do Araguaia, dedicação e aprendizado são palavras que marcam o dia a dia de educadores e estudantes. Entre os inúmeros projetos que marcam o cotidiano escolar, o grande carro-chefe é o projeto “No Topo do Saber”, que tem transformado a forma como os estudantes vivenciam o aprendizado e resulta em conquistas expressivas em olimpíadas científicas nacionais.

Um dos resultados foi alcançado na 2ª Jornada de Foguetes do Cerrado, realizada em Brasília, no Distrito Federal, entre os dias 28, 29 e 30 de agosto. Ao todo, 38 estudantes da unidade participaram do evento, que contou com intensa programação científica, cultural e educacional, e reuniu estudantes de todo o Brasil.

“Os estudantes participaram ativamente de todas as etapas. Entre as atividades, destacam-se a apresentação de foguetes e bases no Planetário de Brasília, além de visitas guiadas ao Congresso Nacional, fortalecendo a integração entre ciência, cultura e cidadania”, explicou o vice-diretor da escola, Dhenison Carlos.

Os paraenses, durante apresentação de foguetes e bases

Na etapa principal do evento – o lançamento de foguetes de Nível 4 (Ensino Médio – Propulsão com reação química), a Escola Estadual Dr. Romildo Veloso brilhou com a Equipe Constellar, conquistando resultados expressivos, com seis medalhas de ouro; três medalhas de prata e uma de bronze.

“Participei da 1ª e 2ª edição da Jornada de Foguetes do Cerrado, em Brasília. Representar a nossa escola numa jornada e mostrar que a nossa escola não se restringe apenas ao nosso município e que ela pode ser mostrada para fora, para todo o País, foi uma dádiva. Ter isso no nosso currículo, poder falar, mostrar que somos e podemos muito mais, é muito bom. Essa jornada abre portas tanto para mostrar o nosso desenvolvimento, como para mostrar que a gente é capaz de crescer. Poder viajar, conhecer pessoas, lugares, ter experiências novas nessas jornadas são fundamentais para o crescimento dos alunos e até mesmo para o crescimento dos professores que nos acompanham. E essa jornada foi muito importante para a gente e eu só tenho a agradecer”, comentou o  estudante da 3ª série do Ensino Médio, Weverton da Cruz.

A professora de Química, Poliana Romualdo, obteve medalha de ouro na categoria “Foguete do Professor”, reconhecimento importante por seu papel central na preparação e acompanhamento da equipe. "Como professora de Química, tive a oportunidade de acompanhar de perto a 2ª Jornada de Foguetes do Cerrado e posso afirmar que foi uma experiência transformadora para os estudantes. Essas olimpíadas vão muito além da competição: estimulam a curiosidade científica, incentivam o trabalho em equipe e desenvolvem habilidades essenciais, como criatividade, persistência e raciocínio crítico. É gratificante observar como cada aluno se envolve nos desafios, aprende na prática e se inspira a sonhar alto, percebendo a importância da ciência na vida cotidiana e no seu futuro acadêmico e profissional”, destacou a professora Poliana.

A jornada também contou com a presença da diretora da escola, Arlene Reis, e do vice-diretor pedagógico, Deuseval Borges, que acompanharam os estudantes em todas as etapas da competição.

A iniciativa permite que os alunos desenvolvam não apenas conhecimentos, mas também autonomia e trabalho em equipe

No Topo do Saber - Criado em 2024, o projeto nasceu com o objetivo de estimular a pesquisa, o raciocínio lógico, o interesse pelas ciências e a integração das diferentes disciplinas do currículo escolar. A iniciativa permite que os alunos desenvolvam não apenas conhecimentos, mas também autonomia, trabalho em equipe e disciplina. No primeiro ano de execução, o projeto “No Topo do Saber” revelou talentos que conquistaram destaque em competições, mostrando a força de um trabalho pedagógico estruturado e coletivo. Este ano, o projeto preparou e incentivou a participação dos estudantes na II Jornada de Foguetes do Cerrado.

Em 2024, o projeto premiou cerca de 90 alunos por conquistas em diversas olimpíadas de conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); Canguru Matemático; Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); Maratona Tech; Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF); e Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO).

Em 2025, os números seguem expressivos. Até o momento, a escola já soma 21 medalhas de ouro; 19 medalhas de prata; 11 medalhas de bronze e duas menções honrosas na Olimpíada Canguru Matemático. Além de duas medalhas de bronze na prova nacional da OBA e três medalhas de ouro, 10 de prata e seis de bronze na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) 2025.