Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Pará conquista vice-campeonato na Copa Norte e quarto lugar geral na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo

A delegação paraense, composta por 41 atletas, teve apoio do Governo do Pará, por meio da Seel, e conquistou resultados expressivos

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
03/09/2025 15h23
Na Copa Norte e Nordeste, os paraenses subiram ao pódio 15 vezes, garantindo o 4º lugar geral no quadro de medalhas

O ciclismo paraense teve um desempenho histórico na 47ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto de 2025, em Rio Branco (Acre). Com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a delegação paraense, formada por 41 atletas, conquistou resultados expressivos.
 
Na Copa Norte e Nordeste, os paraenses subiram ao pódio 15 vezes, conquistando cinco medalhas de ouro, duas de prata e oito de bronze, o que garantiu o 4º lugar geral no quadro de medalhas. Já na Copa Norte, disputada de forma integrada ao evento, o Pará brilhou ainda mais, assegurando 34 medalhas (nove de ouro, dez de prata e 15 de bronze) e o vice-campeonato geral.
 
A competição reuniu cerca de 450 ciclistas de 16 Estados, em um percurso desafiador de 4,6 km na Avenida Amadeo Barbosa.
 
O secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou a performance da equipe. “Estamos felizes pelo grande resultado desses atletas que representaram muito bem as cores do Estado. Nós, do Governo do Pará, por meio da Seel, vamos continuar investindo cada vez mais nesses jovens talentos, porque esporte é saúde e alegria”, afirmou.

Thiego Galvão celebrou a participação e oportunidade

O ciclista Thiego Galvão, não conquistou o pódio, mas celebrou a participação. “Foi uma Copa muito importante e o Pará pode se destacar bastante em várias categorias, desde a base até a elite, tanto no masculino quanto no feminino. As condições foram muito desafiadoras, com temperaturas de até 44ºC, mas conseguimos superar e mostrar nossa força”, disse.
 
O presidente da Federação Paraense de Ciclismo, Kaiser Alessandro, ressaltou o esforço conjunto para formar a delegação. “Conseguimos reunir atletas de várias regiões, como Belém, Ananindeua, Marabá, Altamira, Parauapebas, Bragança e Xinguara, e montar uma equipe competitiva. O apoio do Governo do Pará, por meio da Seel, foi fundamental para alcançarmos esse resultado expressivo”, destacou.

O Pará se consolida como uma das potências nacionais do Estado

Com o título de vice-campeão na Copa Norte e a 4ª colocação na Copa Norte e Nordeste, o Pará consolida-se como uma das potências emergentes do ciclismo regional e já projeta novos desafios em competições nacionais.
 
Texto: Pedro Moraes, estagiário, sob supervisão de Jessé Lima, coordenador de comunicação da Seel.