Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BOAS PRÁTICAS
English Version

Unidades de saúde pública do Pará promoverão III Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente

Inscrições estão abertas para o evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro, em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

Por Governo do Pará (SECOM)
02/09/2025 18h57

Garantir qualidade e segurança no atendimento é uma prioridade nas unidades de saúde públicas do Governo do Pará, gerenciadas pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 17 de setembro, estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente, que será realizado nos próximos dias 16 e 17 (terça e quarta-feira), em formato on-line.

Profissionais do Hospital Galileu participarão do evento

O evento reunirá profissionais de todas as unidades sob gestão do ISSAA – Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém; Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá; Policlínica Metropolitana (em Belém), Policlínica de Marabá e Policlínica do Lago de Tucuruí – reforçando a integração das equipes e o compromisso com um cuidado seguro e humanizado.

Produção científica - Um dos diferenciais deste ano é a apresentação de 16 trabalhos desenvolvidos por profissionais das unidades, distribuídos em quatro eixos temáticos, que refletem os desafios e avanços na área da saúde. Serão cinco horas de apresentações, com 15 minutos dedicados a cada trabalho.

As produções contemplam iniciativas em transformação digital e inovação a serviço da vida, com projetos que modernizam processos hospitalares; eficiência operacional e segurança na assistência cirúrgica, voltada para otimização de fluxos e jornadas do paciente; processos clínico-assistenciais com valor e segurança, que reúnem estratégias de prevenção, humanização e qualificação do cuidado, e ambiente, território e saúde: segurança além dos muros, com propostas que conectam saberes tradicionais e sustentabilidade em saúde.

O evento vai discutir melhorias e apresentar propostas práticas que tenham impactos diretos  na assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). "Contamos com o empenho de cada equipe – incluindo colaboradores próprios, terceiros e prestadores – para que participem ativamente do evento e contribuam com experiências e aprendizado", ressalta Pamela Motta, da coordenação do ISSAA.

Sustentabilidade - O tema do evento, "Segurança do Paciente e Sustentabilidade: Cuidado Responsável desde o Início", integra a proposta global da OMS para 2025, voltada à segurança do paciente desde a jornada inicial de cuidado, alinhando práticas sustentáveis à saúde pública.

"O Simpósio é uma oportunidade estratégica para integrarmos as boas práticas em todas as unidades do ISSAA, fortalecendo a cultura de segurança do paciente. O objetivo é que cada participante traga experiências, aprendizados e propostas que contribuam para a melhoria contínua da assistência prestada. Segurança e sustentabilidade caminham juntas, e nossa missão é garantir que o cuidado seja responsável desde o início da jornada do paciente", reforça Paula Narjara, gerente corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente do ISSAA.

Conteúdo - A programação do Simpósio começará no dia 16, com abertura oficial seguida de palestra magna sobre integração entre segurança do paciente e sustentabilidade na saúde. Ao longo da manhã serão discutidos temas como assistência farmacêutica segura e gestão de riscos em hospitais públicos. À tarde, a agenda contemplará a apresentação de projetos de excelência, que destacam iniciativas voltadas para identificação segura do paciente, eficiência em processos cirúrgicos, prevenção de complicações em procedimentos críticos e boas práticas na UTI.

No segundo dia (17), o evento seguirá com debates sobre gerenciamento de resíduos em instituições de saúde, abordando estratégias e benefícios para a saúde pública. A programação inclui ainda a apresentação de trabalhos na categoria "Sementes de Excelência", com projetos que trazem soluções inovadoras para rastreamento de compras hospitalares, sistematização de atendimentos, prevenção de infecções e fluxos de cuidado mais ágeis.

Valorização - Investir em qualidade e segurança do paciente significa reforçar eficiência, confiança e humanização no SUS. Rodrigo Moreira, diretor Administrativo do ISSAA, explica que o Simpósio permite não apenas compartilhar projetos de excelência, mas também discutir desafios e soluções práticas que impactam diretamente a vida de quem depende dos serviços. "Contamos com o engajamento de todas as equipes para fortalecer a integração das unidades, promover aprendizado em rede e reafirmar nosso compromisso institucional com um cuidado de excelência", enfatizou o gestor.

Os interessados podem se inscrever pelo link:  https://drive.google.com/file/d/1DhUMO6QEFhAd7kJX2T9qf3HBwk5_aCD8/view?usp=sharing

Texto: Roberta Paraense - Ascom/Policlínica