Arcon divulga potencialidades paraenses em congresso de regulação
Brasília recebe o IX Congresso Brasileiro de Regulação, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), de segunda (17) a quinta-feira (20). É uma oportunidade para que as agências troquem conhecimentos e desenvolvam práticas regulatórias. A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) estará presente no evento apresentando trabalhos técnicos desenvolvidos pelos servidores e divulgando o potencial turístico e econômico paraense.
O congresso irá contar com ciclos de palestras e cursos de profissionais nacionais e internacionais sobre os temas transversais da regulação, com salas diferenciadas para cada objeto de debate. A Arcon vai participar em busca de novas experiências e perspectivas junto às agências reguladoras do Brasil, além de inteirar-se sobre ferramentas na regulação do transporte e sobre o atual modelo de concessão de ferrovias.
Paralelamente ao congresso será aberta a 3ª Expo Abar, com palestras e apresentações artísticas e culturais típicas da região. A Arcon terá um estande onde, em parceria com as secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), vai divulgar as potencialidades do Estado do Pará no setor turístico e econômico. O tema escolhido para a exposição da Arcon é a ilha do Marajó.
Ao final do congresso, a Abar abre oportunidades para as agências reguladoras do país se candidatarem a receber o evento. O diretor geral da Arcon, Andrei Castro, afirma que “a diretoria da agência irá tentar trazer o próximo para a capital paraense. Nossa cidade tem uma estrutura que poucas capitais têm. Nosso centro de convenções está entre os melhores do Brasil”, defendeu.