Hospital Regional do Marajó realiza ação educativa em alusão ao 'Dia D' da Diálise
Usuários e acompanhantes receberam orientações sobre cuidados com o acesso, controle da ingestão de líquidos e adoção de práticas de alimentação saudável
Referência em assistência de média e alta complexidade, com destaque para a especialidade em Nefrologia e oferta de terapia renal substitutiva, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, realizou na última quinta-feira (28) uma ação educativa voltada a usuários e acompanhantes do setor de hemodiálise ambulatorial.
A atividade ofereceu orientações sobre cuidados com o acesso, controle da ingestão de líquidos e adoção de alimentação saudável. A condução foi feita pela equipe de enfermagem do setor, em parceria com o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade.

“Foi uma ação realizada em alusão ao 'Dia D' da Diálise. Abordamos a importância do tratamento e cuidados com os pacientes com doença renal crônica”, informou a nutricionista responsável técnica pelo SND, Renata Feio.
Ela explicou que a nutrição tem papel fundamental para melhorar a qualidade de vida de pacientes renais. “Foi abordado o tema de forma lúdica com os usuários e acompanhantes sobre o controle de peso interdialítico. Além disso, reforçamos sobre o controle da ingestão de líquidos, para que todos tenham conhecimento dos problemas que o excesso de água pode ocasionar”, acrescentou

Aprovação - Benedita da Silva, 30 anos, avaliou a atividade educativa como muito importante, porque o Serviço de Hemodiálise do HRPM salva vidas. “A gente está recebendo um tratamento realmente muito bom. Aqui temos o compromisso de quem trabalha dia e noite para o bem dos pacientes. Tratam todos bem”, disse Benedita, moradora do município de Portel.
Ela acrescentou que a ação é um reforço para que os acompanhantes realizem seu trabalho da melhor forma, aprendendo e aplicando os cuidados corretos, além de enfatizar a importância da colaboração entre profissionais de saúde e acompanhantes.
Para Jurandir Barbosa, 61 anos, a iniciativa foi esclarecedora, pois ele não tinha clareza sobre como realizar a higiene do cateter. “Aprendi como me alimentar melhor, sobre o cateter, a limpeza dele. Muitas coisas boas para aprendermos”, afirmou o usuário, acrescentando que sem o Hospital seria muito mais difícil lidar com problemas de saúde, como os renais.
De janeiro a julho deste ano, o Setor de Hemodiálise do HRPM contabilizou 3.597 atendimentos.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, Bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM