Governo entrega nova delegacia de polícia à comunidade do Jurunas
O governo do Estado entregou, nesta segunda-feira, 17, as novas instalações da Delegacia de Polícia do Jurunas, um dos maiores e mais populosos bairros de Belém. Localizada na Avenida Roberto Camelier, entre as ruas dos Pariquis e dos Caripunas, a unidade policial passou por reforma completa da estrutura física e das instalações elétricas, ganhou ambientes climatizados, novos equipamentos e também mobiliário. A obra teve duração de quatro meses e foi orçada em R$ 121 mil. O Com a reforma, servidores e usuários passam a contar com espaços como sala de espera para registros de boletins de ocorrência, núcleo de atendimento social, sala de reconhecimento, cela para presos temporários, acesso interno exclusivo para presos, sala da PM e da Chefia-de-Operações. A Delegacia do Jurunas atende ocorrências da 4ª Área de Integração de Segurança Pública (4ª AISP), abrangendo Jurunas e Batista Campos, bairros que, juntos, tem uma população superior a 200 mil pessoas.
A solenidade de inauguração mobilizou lideranças comunitárias, autoridades policiais e moradores, que assistiram à apresentação da bateria da agremiação carnavalesca "Rancho Não Posso Me Amofiná". Segundo o delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino de Sousa, a inauguração fecha um ciclo de reformas iniciadas em 2011 e que contemplaram 17 unidades policiais, entre Delegacias e Seccionais Urbanas, da Região Metropolitana de Belém. E destacou outras três obras que antecederam à entrega da Delegacia do Jurunas: as Unidades Integradas Pro Paz (UIPP) do Tapanã, do Icuí e do Tenoné.
Firmino também anunciou novas reformas em unidades da Polícia Civil. Uma delas é a da Seccional Urbana da Cidade Nova, em Ananindeua, cujas obras estão em andamento, e as reformas das Seccionais Urbanas da Pedreira e da Cremação, previstas para iniciar no próximo mês. Ainda segundo Rilmar, já estão em fase de projeto as reformas das Seccionais Urbanas do Paar e de Ananindeua, e da Seccional de Marituba, na Grande Belém. "Atualmente, a Polícia Civil do Pará não deixa a desejar a nenhuma outra corporação no País em termos de condições de trabalho propiciadas aos servidores, bem como de atendimento ao público. Quanto à contratação de novos policiais civis, o processo de elaboração de concurso público para este fim já está em andamento.
Presente à cerimônia de inauguração, o secretário de Estado de Segurança Pública, Jeannot Jansen, ressaltou que todo o investimento que vem sendo feito na melhoria das instalações de seccionais e delegacias da RMB refletirá diretamente na qualidade do serviço prestado à comunidade. "As novas instalações garantem melhores condições e melhor ambiente de trabalho para os policiais, que estão aqui à serviço da população".
O ex-delegado geral Nilton Atayde, atual diretor do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), também prestigiou a entrega da nova delegacia. Nascido no Jurunas, ele foi o primeiro titular da unidade, que desde 1997 não havia passado por qualquer reforma. "Cresci neste bairro e quando criança costumava passar aqui em frente a este prédio, sem nunca imaginar que um dia eu viria aser diretor dessa Delegacia", lembrou. O antigo prédio da Delegacia do Jurunas também sediou, na década de 1990, a Delegacia do Consumidor, antes que fosse transferida para a atual sede, na Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), da Cidade Velha.
Nilton Atayde lembra que, na época em que foi inaugurada a Seccional Urbana da Cremação, o prédio da Delegacia do Jurunas foi fechado e a Polícia Civil passou a atender na nova Seccional. "Esse espaço ficou fechado durante muito tempo e a comunidade reclamava muito porque já estava acostumada a ter a Delegacia funcionando aqui, bem mais próxima deles do que a Seccional, que ficou um pouco à contramão pra muita gente. Com o tempo, veio finalmente a reforma da Delegacia e eu, que à época trabalhava na Seccional da Cremação, acabei assumindo a supervisão", conta Atayde.
Para o representante da comunidade do bairro do Jurunas, Izael Cardoso Rodrigues, a nova Delegacia de Polícia representa um avanço para os moradores do bairro e um motivo de muita comemoração. "Só tenho a agradecer, em nome da comunidade jurunense, por mais este investimento do governo do Estado", celebrou o morador. Outro jurunense conhecido que também comemorou a entrega foi o investigador aposentado Reginaldo Serrão, o "Rafa", que trabalhou por 25 anos na Delegacia do Jurunas. Atualmente diretor de segurança do "Rancho Não Posso Me Amofiná", Rafa lembra com muito orgulho desse tempo. "Vejo que o governo está investindo no bem estar dos policiais para que eles possam trabalhar cada vez mais motivados", celebra.
Novas delegacias
A nova Delegacia do Jurunas é uma das obras que integram a política de investimentos em segurança pública do governo do Estado, com ênfase na reforma e construção de novas unidades policiais em todo Estado. Outras inaugurações estão previstas ainda para este ano, em todo o Pará, como das unidades policiais de Almeirim, Parauapebas, Terra Santa, São João de Ponta e Bagre; e das Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) de Quatipuru, Nova Esperança do Piriá, Brasil Novo e Santarenzinho. No último dia 13 foi entregue a nova UIPP do Tenoné, em Belém, e no início do mês a Seccional Urbana e o Hotel de Trânsito para policiais civis em Altamira.