Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025
English Version

Pará lidera geração de empregos formais no Norte com mais de 30 mil vagas preenchidas

Estado ocupa a 9ª colocação no ranking nacional da empregabilidade, à frente de Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Espírito Santo

Por Luana Taveira (SEASTER)
28/08/2025 17h33

O Pará voltou a apresentar saldo positivo no mês de julho na geração de empregos formais, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), juntamente com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). As análises mostram ainda que há mais admissões do que desligamentos no primeiro semestre de 2025. O Pará ocupa a 9ª posição do ranking nacional para a empregabilidade formal, mantendo-se como o 1º na Região Norte.

Pará se destaca com mais emprego, maior geração de renda e valorização profissional

Com o resultado positivo registrado no mês de julho, nos sete primeiros meses deste ano, no comparativo entre admitidos e desligados, o levantamento apontou o crescimento do emprego formal em todo o Estado, com um total de 305.703 admissões e 275.193 desligamentos, com saldo positivo de 30.510 postos de trabalho preenchidos de maneira formal.

No ranking nacional da empregabilidade, o Pará está à frente, por exemplo, de Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. 

Nos dados oficiais de julho, referentes ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foram registrados 45.346 admissões e 40.464 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 4.882 postos de trabalho.

Ainda em julho, os grandes setores econômicos de atividades no Pará apresentaram crescimento de empregos formais, com destaque para o setor de Serviços, com 2.781 postos de trabalho, seguido pelo setor da Construção Civil, com saldo positivo de 1.072 postos de trabalho, além do setor da Indústria, com saldo positivo de 774 postos de trabalho e o Setor do Comércio, com 672 postos.

Na Região Norte, em julho há o registro de 112.163 admissões e 104.035 desligamentos, gerando um saldo positivo de 8.128 postos de trabalho. Somente o Pará responde por mais da metade do saldo total da região, no que se refere à empregabilidade formal.

Setores que mais contrataram - Ainda de acordo com análises do Dieese e Seaster, também no período de janeiro a julho deste ano, a maioria dos grandes setores econômicos no Pará apresentou crescimento na geração de empregos formais. Os destaques ficaram com o setor de Serviços, que obteve saldo positivo de 15.390 postos de trabalho; Comércio, com saldo positivo de 6.524 postos; Indústria, com saldo positivo de 5.503 postos, e Construção Civil, com saldo positivo de 5.081 postos de trabalho.

A atual gestão estadual atua de forma contínua e incentiva oportunidades econômicas em todo o Pará, por meio de mecanismos que possibilitem a geração de emprego e renda, além de qualificação profissional, entre cursos, palestras, workshops, feirões de emprego e outros.

“O Governo do Pará, por meio da Seaster segue fortalecendo o seu compromisso com a execução de estratégias que oportunizem o ingresso de mais pessoas ao mercado de trabalho. Um exemplo é a execução do ‘Feirão de Emprego’, que faz parte deste plano, de maneira prioritária, assim como os cursos de qualificação, pois estas iniciativas estimulam a geração de emprego e renda no Estado, além do crescimento profissional de todos”, destacou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

Comércio registra saldo positivo superior a 6 mil postos de trabalho no período de janeiro a julho de 2025

Emprego - O Governo do Pará, por meio da Seaster, realiza o "Feirão do Emprego" em diversos municípios. O último ocorreu em Belém, no dia 22 de agosto, no qual mais de 600 pessoas foram atendidas com diversos serviços, incluindo entrevista de emprego e encaminhamento para empresas com vagas disponíveis.

O próximo Feirão ocorrerá no município de Santarém, no oeste paraense, no próximo dia 3 de setembro (quarta-feira), direcionado ao público LGBTQIA+, e no dia 4 de setembro para o público em geral. Todas as informações serão divulgadas nos canais oficiais da Seaster. 

Cadastro no Sine - A Seaster gerencia os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Pará. Os interessados em ingressar no mercado de trabalho podem se cadastrar de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O Sine/Seaster fica localizado na Travessa Padre Eutíquio, nº 1.308, entre a Rua Presidente Pernambuco e Avenida Conselheiro Furtado, Bairro Batista Campos, em Belém, além das Usinas da Paz e Estações Cidadania.

Para se cadastrar é necessário apresentar RG, CPF e CNH (se possuir ou estiver em busca de uma vaga que exija a carteira nacional de habilitação).